Cidades

GEA e Hospital do Amor promovem ação itinerante de exames de mamografia, em Santana

Até 31 de maio, mulheres do município podem acessar os serviços na unidade móvel sem a necessidade de marcação antecipada de consulta


 

O Governo do Amapá e Hospital do Amor promovem ação itinerante que leva exames de mamografia e PCCU de forma gratuita para mulheres em Santana. A iniciativa atua de forma preventiva ao câncer do colo uterino e facilita o acesso do diagnóstico precoce da doença aos usuários do Sistema Único e Saúde (SUS).

 

O serviço será ofertado até 31 de maio, por uma unidade móvel instalada no estacionamento do Hospital Estadual do município, equipada com os espaços necessários para triagem de enfermagem e com sala completa e confortável para as pacientes.

 

Os procedimentos de imagem revelam a presença de tumores malignos em estágios ainda assintomáticos, agilizando o início do tratamento e favorecendo o prognóstico, como afirma a Ráira Assunção, enfermeira e coordenadora da unidade móvel.

 

“O nosso lema reforça a importância de trabalhar com a prevenção durante todos os meses do ano, assim conseguimos atuar com mais eficácia no diagnóstico precoce e dar seguimento com os outros atendimentos, em casos necessários. Precisamos quebrar alguns paradigmas sobre o câncer e reafirmar que a prevenção é um dos métodos mais importantes para a cura”, enfatiza Raíra.

 

 

Os exames são voltados ao público geral e servidoras do hospital, garantindo o acesso a cuidados de saúde essenciais para a manutenção da qualidade de vida. São 60 vagas disponibilizadas por dia, em dois turnos, sendo das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

 

“Importante que a carreta esteja aqui, para também dar atenção para as nossas servidoras, que por muitas vezes cuidam do outro e por conta da correria do cotidiano, acabam não fazendo esse tipo de acompanhamento e cuidado individual”, detalha o diretor do HES, Ismael Cardoso.

 

Para realizar o exame de mamografia, é necessário atender aos seguintes critérios:

• Ter idade entre 40 e 69 anos;
• Não ter realizado mamografia em um período menor que 1 ano.
Já para o exame de PCCU, é necessário:
• Ser mulher e já ter iniciado a vida sexual;
• Ter idade entre 25 e 64 anos;
• Não ter relações sexuais pelo menos 02 dias antes do exame;
• Não usar pomadas ginecológicas pelo menos 03 dias antes do exame;
• Não estar em período menstrual no dia do exame.

 


Deixe seu comentário


Publicidade