Cidades

GEA monitora vacinação contra a dengue e alerta para importância da imunização

Até esta terça-feira, 9, apenas cinco municípios haviam iniciado a campanha, após a distribuição de 12 mil doses


 

Após garantir o primeiro lote de 12 mil vacinas contra a dengue para os 16 municípios do estado, o Governo do Amapá monitora o andamento da imunização, que neste primeiro momento está atendendo o público-alvo de crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos.

 

 

Até esta terça-feira, 9, todas as cidades haviam iniciado a mobilização, mas apenas cinco iniciaram a campanha nos postos e nas unidades básicas de saúde.

 

Pelos dados obtidos, os números de vacinados ainda são baixos.

 

Macapá e Santana, que iniciaram a vacina na sexta-feira, 5, registraram até o momento, 45 doses aplicadas do imunizante Qdenga, sendo 30 em Santana e 15 em Macapá.

 

Os municípios de Oiapoque, Tartarugalzinho e Porto Grande tiveram apenas uma dose aplicada cada. As outras 11 cidades, ainda não apresentaram dados oficiais.

 

O monitoramento do cenário epidemiológico das arboviroses no Amapá é realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), responsável pela distribuição e recebimento das vacinas.

 

 

“Ainda temos poucas pessoas vacinadas, mas temos a expectativa de que esses números aumentem. A população precisa aderir e levar seus filhos para vacinar”, ressaltou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

 

O esquema de vacinação será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O imunizante contém vírus vivos atenuados da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4.

 

A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença. Os horários e locais de vacinação são organizados e divulgados pelos municípios.

 


Deixe seu comentário


Publicidade