Cidades

Governo do Estado e Hospital de Amor ofertam exames de mamografia e PCCU para mulheres de Amapá

As ações de saúde acontecem em uma unidade móvel e fazem parte da programação coordenada pelo Governo no aniversário da cidade nesta sexta, 22.


O Governo do Amapá e o Instituto de Prevenção Hospital de Amor ofertaram exames de mamografia e PCCU para mulheres do município de Amapá nesta sexta-feira, 22, em uma unidade móvel em frente à escola Escola Estadual Veiga Cabral.

Foram 60 mamografias e 80 exames de PCCU para as mulheres já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Amapá. Os atendimentos de saúde fazem parte da programação do aniversário de 120 anos da cidade, coordenada pelo Governo do Estado.

A autônoma Ana Rosa Mira, do bairro Bom Sossego, zona central do município, ficou feliz com a oportunidade de ter acesso ao exame de PCCU pela segunda vez.

“Fui uma das primeiras atendidas, agora é só aguardar o resultado e seguir cuidando da saúde, que deve ser prioridade na vida da gente. Aproveito para incentivar todas as mulheres aqui do município, para não perderem essa oportunidade , deixar de lado o medo e fazer os exames preventivos”, contou.

O exame de PCCU deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos. O de mamografia, por mulheres entre 40 e 69 anos. Pacientes que não estiverem nesta faixa-etária devem ir com encaminhamento médico.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade móvel , Kamila Dias, após a coleta de todo o material dessas mulheres, o resultado costuma sair em 60 dias.

No caso de alguma alteração, imediatamente a unidade entra em contato para orientar acerca da próxima etapa que consiste atendimento médico e hospitalar.

“A importância de rastrear esses municípios, oportuniza exames importantes na prevenção de doenças sem grandes deslocamentos para as mulheres que têm dificuldade de ir até a capital em busca por esse tipo de atendimento” , destacou, Kamila Dias.

O Hospital de Amor é conveniado com o Governo do Estado, que garante o custeio, do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama.

O programa oferta os exames, além do funcionamento da unidade, com manutenção do prédio fixo e instituto móvel, recursos humanos, engenharia clínica, exames, farmácia, água, luz, internet, entre outros.


Deixe seu comentário


Publicidade