Cidades

GTA e Seripa I promovem ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes aeronáuticos

Seripa I foi convidado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para ministrar palestras ao Grupo Tático Aéreo (GTA) e outros agentes públicos no Amapá.


Elden Carlos
Editor-chefe

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da coordenadoria do Grupo Tático Aerotransportado (GTA), realiza nesta quinta-feira (01), um ciclo de palestras com o objetivo de promover ações para a prevenção de acidentes aeronáuticos.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, coronel PM Carlos Souza, disse durante entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que o momento é oportuno para se discutir estratégias de atendimento e aperfeiçoamento em operações. Ele destacou a importância da vinda do capitão aviador Pedro Velloso de Albuquerque Vidigal, chefe da Seção de Prevenção do Seripa I para o evento.

“O Seripa foi convidado pela Sejusp para ministrar esse ciclo de palestras sobre segurança aeronáutica. O major Vidigal, chefe do setor, veio pessoalmente ministrar essas palestras. Estamos falando de segurança operacional. O GTA tem o risco da atividade policial. O carro chefe do Gavião Uno [helicóptero] é o resgate aéreo, inclusive, extrapolando a fronteira com o Pará, mas existem os riscos em operações policiais, por exemplo, de se tomar um tiro durante o apoio aéreo. Então, tudo isso está sendo muito bem discutido com os profissionais do Seripa”, declarou.

O secretário também foi questionado sobre cooperação com o governo paraense para atendimentos em regiões remotas, como as Ilhas do Pará. Carlos Souza revelou manter diálogo com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Pará, Ualame Machado, no sentido de garantir o firmamento de termos de cooperação permanentes.

“Eu estive reunido com o secretário Ualame. Encaminhamos um termo de cooperação técnica. A coisa não é tão simples de resolver, mas nós conseguimos, através do Consórcio da Amazônia, que eles nos auxiliassem quando nosso helicóptero entra em processo de manutenção. Temos uma parceria muito boa em relação ao Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública). Agora mesmo eles nos cederam peças para o Gavião Uno se mantivesse em operação enquanto as nossas peças estão em manutenção. E essa parceria não é de hoje. Podemos citar o caso do naufrágio do navio Anna Karoline II. O próprio secretário de segurança do Pará autorizou uma quantidade grande de vôos das aeronaves deles para esse atendimento. É importante frisar que prestamos atendimento nessa região aqui do Marajó. Recentemente houve uma série de ataques promovidos por ‘ratos d’água’ nos rios do Afuá. Enviamos homens da Companhia de Operações Especiais (COE) que localizaram e prenderam os criminosos. Depois, os recambiamos para o Pará. E, tudo isso, agindo dentro da legalidade, com conhecimento e autorização do governo paraense para execução da missão”, concluiu o secretário amapaense.

Palestras

O tema das palestras é voltado à conscientização e divulgação sobre o Gerenciamento de Segurança Operacional (GSO), em parceria com o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AP).

O Seripa I é o órgão regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos que cobre três estados: Amapá, Pará e Maranhão. Os militares convidados para a palestra são da Força Aérea Brasileira (FAB) e o público alvo do evento são os agentes do GTA, Divisão de Transportes do Estado (Ditraer) e funcionários de empresas locais de táxi aéreo. O evento é fechado ao público por causa do período de pandemia, evitando aglomerações.

Reportagem e fotos: Elson Summer


Deixe seu comentário


Publicidade