Cidades

Guarda Municipal de Laranjal do Jarí assina convênio com a PF sobre porte de armas de fogo

A GCML será a primeira do Amapá, armada; dos 162 membros, 120 portarão armamento letal no primeiro momento


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

A Guarda Civil Municipal Laranjal do Jari (GCML) assinou convênio com a Polícia Federal, na última segunda-feira, 8, garantindo à força de segurança como a primeira do segmento a portar o armamento letal, no estado. Sobre o assunto, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta terça-feira, 9, falou o comandante da GCML, inspetor Rogério Lemos, dando detalhes sobre os desdobramentos do ocorrido.

 

“Ontem assinamos o acordo de cooperação técnica junto com a Polícia Federal, que nos habilitará a usar o armamento letal em nosso exercício. Hoje a Guarda Municipal de Laranjal do Jari conseguiu esse objetivo determinado pelo nosso prefeito, Márcio Serrão”, celebrou Rogério.

 

O capitão também informou que as guardas municipais, para se habilitarem a trabalhar armada precisam atender a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Senasp. São aproximadamente de 600 horas de curso, que focam principalmente no uso do armamento letal.

 

A Guarda Civil de Laranjal do Jari conta com efetivo de 162 membros, divididos em inspetores e subinspetores, guarda primeira classe. “A princípio só estamos habilitando 120 guardas nesse primeiro momento do armamento. É um movimento muito grande; estamos nessa luta há praticamente um ano, e ontem conseguimos de fato celebrar o acordo que nos dará essa grande vitória para a segurança pública de Laranjal do Jari”, falou Rogério.

 

Sobre o uso das armas de fogo, o capitão informou que a parte da legalidade já está finalizada, e que só falta a questão do porte. Cada servidor terá seu porte exclusivo com a numeração determinada designada em sua carteira funcional, e poderá portar o armamento fora do serviço, desde que o armamento seja institucional.

 

“Somos capacitados junto à Polícia Civil e Polícia Federal. Isso mostra a grandeza da Guarda Municipal de Laranjal do Jari. Estamos dispostos a ajudar os outros órgãos de segurança pública do estado. Sabemos que a segurança pública tem que ser compartilhada; muitas vezes o município não tem a condição necessária de manter a PC e a PM. A Guarda Municipal é próxima do cidadão e isso melhora a execução da segurança pública”, concluiu o inspetor Rogério.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade