Última hora Polícia Política Cidades Esporte
Cidades

Hasteamento da bandeira arco-íris marca abertura da campanha de combate a LGBTfobia

Com o tema “LGBTfobia: Não precisa ser para respeitar”, a campanha contará com uma extensa programação especial com feira da diversidade, ação de saúde e shows do Mercado Central.


Lana Caroline
Da Redação

 

Nesta terça-feira (17) aconteceu a cerimônia de abertura de mais uma edição da campanha de combate a LGBTfobia, com o tema “LGBTfobia: Não precisa ser para respeitar”. Até o final do mês de maio haverá uma extensa programação especial com feira da diversidade, ação de saúde e shows do Mercado Central.

O hasteamento da bandeira arco-íris, símbolo de resistência do movimento, na Praça da Bandeira, marcou a abertura do evento. Segundo o coordenador municipal de Políticas de Diversidade, Édem Jardim, o local foi escolhido por conta de suas histórias de luta e resistência. “A Praça da Bandeira é o local ideal para darmos o pontapé inicial dessa campanha, que já está na sua segunda edição. Estamos realizando diversas atividades, juntamente com todo Brasil, pois precisamos nos posicionar e combater todo preconceito nesse país que mais mata pessoas LGBT”, disse.

Dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra a LGBTfobia, foi nessa data, no ano de 1990, que a homossexualidade foi removida da Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Confira a programação:
17 de maio (terça-feira)
8h – Lançamento oficial da campanha com hasteamento da bandeira LGBTQIA+, na Praça da Bandeira;
16h – Feira da Diversidade com venda de produtos de artesãos e artistas LGBTQIA+, em frente ao Mercado Central de Macapá;
16h – Cadastramento de artistas LGBTQIA+ no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, no Mercado Central;
17h – Roda de Conversa sobre o Combate à LGBTfobia no âmbito municipal, no Mercado Central;
18h – Apresentações artísticas no Mercado Central.

24 de maio (terça-feira)
8h30 – Ação de Cidadania no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) zona norte, com oferta de serviços de atualização e novos do Cadastro Único (CadÚnico), atendimento psicossocial e roda de conversa.
28 de maio (sábado)
8h30 – Simpósio de Saúde Mental da População LGBTQIA+ para servidores da saúde, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap);
18h – Ação de Saúde Itinerante na avenida Mendonça Furtado, ao lado do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, com a oferta de testagem para Covid-19 e doenças sexualmente transmissíveis, além de acolhimento psicológico, orientações e distribuição de preservativos.

31 de maio (terça-feira)
16h – Feira da Diversidade no Mercado Central de Macapá;
18h – Apresentações de artistas LGBTQIA+ no Mercado Central de Macapá.


Comente