Cidades

Hemoap faz campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Metade da população do Amapá é do sexo feminino, no entanto, entre os doadores, representam uma baixa porcentagem.


Na sexta-feira, 28, aconteceu mais uma edição do Doa Mulher, projeto executado pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) que incentiva a participação feminina na doação de sangue. As ações costumam acontecer na última quinta e sexta-feira dos meses e contribuem para manutenção do estoque preventivo.

Conforme explicou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, metade da população do Amapá é do sexo feminino, no entanto, entre os doadores, representam uma baixa porcentagem. “A iniciativa é de alerta ao público feminino para se tornarem doadoras. E tem trazido resultado positivo. A procura teve um aumento significativo, mas ainda assim, precisamos melhorar”, comentou.

Guerreiro ainda explicou que o comparecimento das mulheres ao Hemoap é importante para dar continuidade ao aumento anual de doações femininas. O Instituto de Hematologia e Hemoterapia tem garantido a meta do Ministério da Saúde, que estabelece que 37% das doações mensais sejam do sexo feminino.

O volume de sangue coletado no Hemoap atende a demanda de toda a rede hospitalar pública e privada do Estado. Cerca de 50 pessoas por dia comparecem ao instituto para doar sangue, como Luiza Silva de 29 anos, na expectativa da primeira doação. “Resolvi doar sangue para ajudar. Tenho consciência de que nesse ato simples de solidariedade posso ajudar alguém”, disse.

Quem pode doar sangue
Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. Precisa estar descansado, alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clinica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.


Deixe seu comentário


Publicidade