Cidades

Hospital Universitário inaugura Centro de Pesquisa Clínica

Avanços na pesquisa médica local, melhoria na qualidade do atendimento e formação e capacitação de profissionais são algumas das metas do centro inaugurado no HU


 

Transformar o panorama da saúde, da educação e da pesquisa científica na área clínica. Este é um dos principais objetivos do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O local foi inaugurado na última sexta-feira, 3, em cerimônia de inauguração realizada no auditório da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU e com a presença de autoridades e de gestores, servidores e comunidade acadêmica da Unifap e do HU.

 

Representando a Reitoria da Unifap, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unifap, Prof. Dr. Eduardo Campos, ressaltou que o CPC vem somar, junto com o tripé ensino – pesquisa – extensão da Unifap, esforços no desenvolvimento de pesquisas avançadas na área da saúde. “Isso vai fortalecer a qualidade e a melhoria da saúde pro nosso estado. Ele só vem a acrescentar junto com a pesquisa científica dentro do âmbito da Universidade”, afirmou.

 

 

De acordo com o HU, a inauguração do centro aponta para aspectos impactantes como: avanços na pesquisa médica local; melhoria na qualidade do atendimento; formação e capacitação de profissionais; atração de recursos e parcerias; impacto social e comunitário e reforço do papel do hospital como referência.

 

Em seu discurso durante a inauguração do CPC, o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Prof. Dr. José Carlos Tavares, enfatizou que o centro está equipado para realizar pesquisas clínicas que irão contribuir com o conhecimento científico do estado, com a formação de recursos humanos e com a saúde pública.

 

 

“Temos uma estrutura que nos permite fazermos o que pensamos: cultura de célula, cultura de tecido, validação de produtos tópicos e muito mais. (…) Eu tenho certeza que dentro desse centro de pesquisa clínica vamos ultrapassar barreiras, visando o fortalecimento, principalmente, do Sistema Único de Saúde com novas descobertas, novos conhecimentos em termos de fisiopatologias, inclusive nosso primeiro ensaio clínico vai ser estudar a fisiopatologia de [doença de] Chagas aguda. Tenho certeza que este centro vai também contribuir com o nome do Amapá dentro da ciência”, aditou.

 

A formação de pesquisadores e profissionais qualificados também é um dos objetivos e desafios do CPC. Aos profissionais e estudantes de saúde vinculados à Unifap será oferecida uma formação e capacitação em pesquisa clínica.

 

 

O acadêmico do terceiro semestre de Farmácia da Unifap, Flávio Teodoro, é um dos alunos dos cursos da área da saúde da Universidade que atuarão nas pesquisas que serão desenvolvidas dentro do CPC. Ele participou da seleção para compreender o processo de testagem de medicamentos e ter a oportunidade de lidar diretamente com o público. “Eu gostaria muito de lidar com os pacientes, sabe, ter um contato com eles, participar da parte mais humana de todo esse processo”, pontuou.

 

Segundo o HU, o CPC também é uma forma de atrair recursos e parcerias, seja na forma de financiamento para pesquisa ou atraindo parcerias com a indústria farmacêutica, outras instituições acadêmicas e organizações de saúde pública. O foco potencial também está nas questões de saúde relevantes para a sociedade, por meio da abordagem de desigualdades em saúde e desenvolvimento de intervenções específicas que beneficiam diretamente a população do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade