Cidades

Incidência do câncer aumenta, mas mortalidade regride, diz especialista

Mauro Secco e mais três médicos falaram acerca da doença, na Diário FM


 

Douglas Lima
Editor

O programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9) reuniu à noite desta segunda-feira, 27,  os médicos Mauro Secco, presidente da Associação de Mastologia do Amapá; Marcelo Moura Fé, presidente da Associação Brasileira de Mastologia no Amapá; cirurgião oncológico Roberto Marcel e o oncologista clínico John Luís.

 

Os quatro profissionais participaram do programa de rádio a propósito do Dia Nacional de Combate ao Câncer e do Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama, transcorridos em 27 de novembro

 

O objetivo dos especialistas foi falar da importância da informação correta sobre o câncer, doença que se encontra entre as mais letais do mundo.

Mauro Secco afirmou que a incidência do câncer tem aumentado, mas a mortalidade, regredido, em função dos tratamentos cada vez melhores da doença.

Marcelo Moura Fé constatou que de 90% a 93% dos pacientes de câncer são praticamente desinformados sobre o mal.

 

Nos consultórios, segundo Marcelo Moura Fé, as pessoas mostram claramente não ter informações acerca da doença.

 

Mauro Secco informou que o câncer de mama é um dos primeiros que mais matam, ficando atrás apenas das doenças vasculares.

Roberto Marcel garantiu que o pilar principal dos profissionais que trabalham no acompanhamento do câncer é a capacidade de levar a informação à população.

John Luís, por sua vez, diagnosticou que as principais causas do câncer são o sobrepeso, falta de atividade física, alimentação sem qualidade e consumo de bebida alcoólica, entre outros fatores.

 

Para os quatro entrevistados, a prevenção é o melhor que as pessoas podem fazer, procurando sempre tirar dos hábitos os fatores de risco do câncer.

 

Quanto ao tratamento da doença, basicamente há três atividades – cirurgia, que alcança 90% dos pacientes; radioterapia e acompanhamento sistêmico.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade