Cidades

Iniciado primeiro ciclo do LIRAa de 2018

Cada bairro é dividido em extratos, onde é feita a coleta de amostras, que possibilitam classificá-los em baixo, médio e alto risco sob o índice de infestação do mosquito.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 15, o primeiro ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. O LIRAa é feito pelos agentes de endemias e acontecerá em todos os bairros da capital até 23 de janeiro, identificando os bairros onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.

O levantamento é considerado um instrumento fundamental na orientação das ações de controle das endemias causadas pelo mosquito e que serão adotadas pelo Município, possibilitando assim o planejamento das ações de prevenção. “Esse é um dos ciclos mais importantes, pois é o que acontece no período chuvoso, onde naturalmente o aumento de mosquitos é maior”, comenta o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

Cada bairro é dividido em extratos, onde é feita a coleta de amostras, que possibilitam classificá-los em baixo, médio e alto risco sob o índice de infestação do mosquito. Em 2017, o Município teve um importante aumento no número de visitas domiciliares, que somaram 514.995 imóveis vistoriados, um aumento de 71,2% em relação a 2016. Aumento que reflete na diminuição de casos das doenças causadas pelo Aedes.

“Em 2016, foram diagnosticadas 913 pessoas com dengue e em 2017 esses números caíram para 332 casos confirmados. Também houve diminuição do número de pessoas com febre chikungunya, de 137 para 89 casos confirmados; e com zica vírus, de 359 para 5 casos confirmados no ano passado”, destaca Kilder.

Com a conclusão do ciclo, novas ações de combate e controle do mosquito Aedes serão feitas no município durante todo o ano. Os levantamentos realizados em 2017 classificaram o Macapá como médio risco de infestação, tendo como principal foco do mosquito o lixo doméstico e resíduos abandonados a céu aberto.


Deixe seu comentário


Publicidade