Cidades

Inventário de Oferta Turística do Amapá é aprovado por especialistas

Ferramenta vai reunir potencialidades amapaenses ainda não conhecidas e reforçar atrativos naturais, culturais e históricos já existentes


 

Nesta segunda-feira, 22, o Governo do Estado aprovou o Inventário de Oferta Turística do Amapá durante a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo (Fetur) 2024, que reuniu entidades públicas, privadas e especialistas ligados ao setor de turismo. A ferramenta vai reunir informações precisas e atualizadas sobre os atrativos naturais, culturais e históricos do estado, com o objetivo de atrair mais visitantes, investimentos e oportunidades de negócios para a região.

 

Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a aprovação da medida representa mais um dos compromissos do Governo do Amapá em desenvolver o turismo no estado de forma sustentável e responsável.

 

 

“Nós homologamos o Inventário de Oferta Turística, que é um instrumento norteador dos prestadores de serviço turístico, o qual vai oportunizar que o nosso visitante tenha uma informação qualificada e verdadeira dos nossos prestadores de serviços”, destacou Syntia.

 

Além de fornecer uma base diagnóstica de determinado destino para o planejamento estratégico do turismo, o inventário também é uma ferramenta essencial para desenvolver a economia através do setor turístico, como explica o membro da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, Cálidon Costa.

 

 

“Quero parabenizar o Estado pela reativação do fórum e a aprovação do inventário que foi muito bem construído e completo, com essas informações e dados, nós vamos poder, de fato, tomar decisões e criar políticas públicas de forma mais assertiva”, destacou Costa.

 

Dentre os assuntos abordados no encontro estão as ações do Plano Estadual de Turismo, a Integração das Regiões Turísticas e palestras sobre o Programa de Regionalização do Turismo. A coordenadora geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, vinculada ao Ministério do Turismo, Ana Carla destacou a importância do fórum para a valorização do setor.

 

“É uma ação de governança que todo estado tem que ter para debater as políticas públicas com o mercado. Então a presença do Ministério foi também para trazer a importância desse turismo regional, mas para que os gestores e os empresários se vejam nesse processo e queiram caminhar de forma integrada”, comentou a coordenadora.

 


Deixe seu comentário


Publicidade