Cidades

Macapá 259 anos: transparência e oportunidade marcam seleção de artistas

Para muitos que foram selecionados, este foi o primeiro evento do Município que participaram.


A realização e a continuidade no processo de seleção das atividades artísticas, de produtores e grupos culturais durante a festa de aniversário dos 259 anos da cidade de Macapá demonstram o reconhecimento da cultura e das artes em suas múltiplas vertentes. A “Seleção Simplificada”, por meio de edital, proporcionada pela Prefeitura de Macapá trouxe segurança e seriedade à escolha dos artistas.

Para muitos que foram selecionados, este foi o primeiro evento do Município que participaram. “Esta foi a primeira vez que participamos de um evento proporcionado pela prefeitura. Uma oportunidade de conhecer o trabalho feito pelo Município e também de levar o nosso trabalho por onde ainda não havíamos passado. Quando se tem um edital para o artista, isso já prova que tem uma seriedade no trabalho”, diz Thiago Soeiro, do grupo Poetas Azuis.

Para marcar a data, toda estrutura de som, palco e recepção dos artistas foram montadas na Praça Floriano Peixoto para receber e proporcionar um evento de qualidade e de forma inédita. “A prefeitura nos devolveu uma praça linda, e precisamos criar a relação do povo com esse local. A programação proporcionou ainda mais isso. Apresentamos o cortejo artístico a Turma da Fanfarra, levamos o nosso lema ‘Alegre-se Macapá’, pois entendemos que as pessoas devem ser felizes no local onde vivem”, afirma o produtor cultural Jhou Santos.

“Quero parabenizar a Fundação Municipal de Cultura pelo evento. Foi tudo maravilhoso, muito bem organizado, com a participação da comunidade de uma forma muito bela e ordeira. A estrutura montada em toda a praça, não só para os músicos, foi de primeira linha”, pondera o cantor do grupo Senzalas, Val Milhomem.

As 32 atrações selecionadas, divididas em oito categorias, levaram diversidade ao público presente. Além disso, oportunizou o reconhecimento de novos artistas locais. “Somos um grupo literomusical. Nossa matéria-prima é a literatura e a poesia. Além da oportunidade de levar nossa arte, a prefeitura lançou neste ano uma proposta muito atrativa para a nossa categoria, o que considero um grande avanço de investimento na área cultural”, ressalta Thiago Pinheiro.

“É muito importante a cultura de editais para a seleção de artistas nos eventos locais. O tratamento dado pelos técnicos da prefeitura foi de muito respeito. Todos estão de parabéns. Que venham mais projetos e muitas outras programações”, finaliza Jhou Santos.

Toda a programação foi organizada pela Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), envolvendo as secretarias municipais, ONG’s e instituições privadas.


Deixe seu comentário


Publicidade