Cidades

Macapá participa de discussão mundial sobre educação de jovens e adultos

A primeira trata-se da aprendizagem e da educação de adultos como sendo um componente indispensável da educação e um direito humano fundamental e capacitador.


A educação municipal esteve representada no lançamento para América Latina e Caribe do 3º Relatório Global da Unesco sobre aprendizagem de jovens e adultos, ocorrido na semana passada, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. A chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), Aranay de Almeida, participou das discussões que perpassaram pelo tema “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária”.

O relatório tem como objetivo guiar políticas públicas e profissionais no caminho para a concretização da educação de qualidade e, também, compartilhar lições aprendidas desde a publicação do GRALE I (em inglês), em 2009, e do GRALE II, em 2013. O evento destacou, em especial, três implicações abrangentes da EJA nas políticas públicas.

A primeira trata-se da aprendizagem e da educação de adultos como sendo um componente indispensável da educação e um direito humano fundamental e capacitador. A segunda implicação refere-se à aprendizagem e educação de jovens e adultos como uma dimensão integral de um curso de vida equilibrado. Por fim, a aprendizagem de jovens e adultos é parte de uma agenda de desenvolvimento sustentável holística, intersetorial, com potencial para oferecer múltiplos benefícios de impacto contínuo.

Baseado em uma pesquisa de monitoramento feita por 139 países-membros da Unesco, o GRALE III avalia o progresso global da implementação do Marco de Ação de Belém (2009). “Este relatório apresenta o rumo em que a comunidade internacional trabalha a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Demonstra a importância da contribuição que a aprendizagem é a educação de adultos pode oferecer a muitos setores da sociedade”, explicou Aranay.

O relatório servirá como uma ferramenta valiosa para o avanço da nova agenda global, trazendo documentos e referências, fornecendo informações para analistas, formuladores e gestores, e lembrando os Estados-membros de seus compromissos feitos na VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confitea), em 2009, de prestar assistência no monitoramento e na implementação do Marco de Ação de Belém (Belém Framework for Action – BFA).


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