Cidades

Mais de 28 mil alunos da rede estadual de ensino poderão participar da seleção para o programa Jovem Senador

Haverá etapas municipais contemplando todas as localidades do estado, incluindo regiões urbanas e rurais


 

Pela primeira vez, o Governo do Estado vai promover etapas municipais para selecionar o representante do Amapá no programa Jovem Senador. Isso significa que, em 2024, os mais de 28 mil alunos que cursam o ensino médio em escolas da rede pública dos 16 municípios poderão disputar a chance de viajar até Brasília e conhecer de perto a rotina do Senado Federal, onde são tomadas decisões que alcançam cidadãos de todo o país.

 

A classificação é feita através de um concurso de redação, que, este ano, terá como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. No Amapá, as escolas de ensino médio de cada município vão competir entre si até que sobre apenas um candidato por localidade. A exceção é a capital, Macapá, que, em razão do grande número de estudantes, foi subdividida nas categorias: escolas da zona urbana, da zona rural e do arquipélago do Bailique.

 

Ou seja, ao final das etapas municipais, serão selecionados 18 redações. Estes textos passarão por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que vão selecionar os três trabalhos de maior destaque para enviar à comissão de avaliação do Senado Federal, responsável por escolher a redação vencedora.

 

Esta etapa adicional expande o projeto e beneficia os estudantes matriculados no ensino médio das escolas estaduais. A aluna Sarah Luiza, de 18 anos, foi a jovem senadora de 2023, e conta como esta oportunidade foi transformadora.

 

“O Jovem Senador mudou a minha vida. Tive experiências incríveis e pude conhecer melhor como o nosso país funciona. Durante essa jornada, debati ideias e soluções para o Brasil, de formas que expandem o nosso aprendizado na escola”, conta Sarah.

 

Jovem Senador

O objetivo do projeto é fomentar a reflexão dos alunos quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. O autor ou autora da melhor redação de cada estado será selecionado para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores.

 

O projeto é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e já está em sua 16ª edição.

 


Deixe seu comentário


Publicidade