Cidades

Ministro autoriza investigação de deputado Júlio Delgado na Lava Jato

Empreiteiro Ricardo Pessoa disse ter doado R$ 150 mil para campanha.


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) no âmbito da Operação Lava Jato.

A decisão de Zavascki foi proferida no início deste mês a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), com base na na delação premiada de Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e considerado chefe do cartel de empresas que atuava junto à Petrobras.

A menção a Júlio Delgado entre os supostos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras foi divulgada em junho deste ano, quando a revista “Veja” mostrou uma lista de 18 políticos citados na delação de Pessoa. O deputado nega que a campanha dele tenha recebido doações da empreiteira UTC. O inquérito ainda tramita sob segredo de Justiça porque o conteúdo da colaboração de Pessoa ainda é sigiloso.

O ministro enviou o caso para a Polícia Federal realizar diligências, medidas de apuração que podem incluir tomada de novos depoimentos, quebras de sigilo e interceptações telefônicas, por exemplo.

Segundo a reportagem da revista, o empresário disse na delação ter usado dinheiro desviado de contratos da estatal para fazer doações oficiais a campanhas de candidatos de PT, PTB, PMDB, PSDB, PSB e PP. A doação teria sido de R$ 150 mil, conforme noticiado pela publicação.

Deputado nega doação
O deputado afirmou que não recebeu doação da UTC para a campanha. Para Delgado, Pessoa se equivocou quando fez a denúncia. O deputado também disse não ter sido informado oficialmente sobre a abertura do inquérito.

“Eu não tenho nada para ser investigado. Não tenho a menor ligação com isso. Estou absolutamente sereno. O dinheiro da UTC foi doado para o PSB estadual, distribuído entre 16 campanhas para deputado federal e estadual. Agora, a minha campanha não recebeu um centavo da UTC do Ricardo Pessoa”.


Deixe seu comentário


Publicidade