Cidades

MP-AP faz doação de mobiliário e equipamentos para UNIFAP estruturar Projeto de Prevenção ao Suicídio

Crianças e adolescentes com comportamentos autodestrutivos recebem atenção psicológica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS’i), no bairro Jardim Marco Zero.


Os Servidores da Comissão de desfazimento de bens do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Telma Duarte e Marco Ravel, efetuaram, nesta quinta-feira (14), no Almoxarifado Central da instituição, a entrega de móveis e equipamentos ao professor Washington Luiz Oliveira Brandão, coordenador do Ambulatório de Atenção a Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

A iniciativa de doação dos bens teve como motivação o interesse público do melhor atendimento e prestação de serviços de saúde mental à sociedade amapaense, por intermédio dos entes beneficiados, como também atender a observâncias legais. “Todos os móveis doados serão utilizados para ampliar os atendimentos e trabalhos desenvolvidos pela AMBACS/UNIFAP. Somos gratos pela parceria e apoio do Ministério Público”, ressaltou o professor Washington.

Entre os materiais entregues, estão: mesas, poltrona, armários, câmera fotográfica, estantes. Na mesma oportunidade, a Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da servidora Carla Pena, esteve em visita Institucional à UNIFAP e entregou o Termo de Doação ao reitor, doutor Júlio César Sá de Oliveira, o qual ressaltou que o MP-AP vem desenvolvendo um ótimo trabalho na busca de melhorias dos serviços e atendimento à população.

“É uma grande satisfação receber os materiais doados, em especial neste mês – Janeiro Branco – alusivo à importância do cuidado com a Saúde Mental, pois esta doação será destinada exclusivamente para o Projeto de Prevenção ao Suicídio desenvolvido no âmbito da Universidade”, reforçou.

O que é AMBACS

O Projeto de Pesquisa e Extensão denominado Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) extrapolou os muros da Instituição a hoje conta com uma microrrede de atendimento. A parceria entre a UNIFAP, Ministério Público do Amapá (MP-AP), Instituto Joel Magalhães (Ijoma), Prefeitura de Macapá (PMM), Igrejas e Associações possibilitou o amparo, tanto para as pessoas com o comportamento suicida, quanto aos familiares enlutados por suicídio ou que convivem com alguém que possui o comportamento suicida.

Atualmente, a microrrede dispõe de quatro locais de atendimento em grupo: três em Macapá, nos bairros do Laguinho, Buritizal e Marabaixo III), e um em Santana. Também há atendimento psicológico individual que retornou ao Ijoma após reabertura das atividades com a flexibilização das medidas de isolamento devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Crianças e adolescentes com comportamentos autodestrutivos recebem atenção psicológica no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS’i), no bairro Jardim Marco Zero.

Fonte: (http://www.unifap.br/projeto-de-prevencao-ao-suicidio-da-unifap-amplia-atendimento-em-macapa/)

O que é Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Fonte: (https://saudenaempresa.sesirs.org.br/janeiro-branco/)


Deixe seu comentário


Publicidade