Cidades

Óbito por febre amarela é registrado em Macapá

Apesar do óbito ter ocorrido na capital, o jovem era morador do Rio Tambaqui do Vieira, em Afuá (PA), e trabalhava com serraria, mas veio para Macapá em busca de atendimento médico.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O Governo do Amapá confirmou nesta quarta-feira (21), que um óbito por febre amarela foi registrado em Macapá. O paciente era um jovem, de 21 anos, que estava internado no Hospital Estadual de Emergência Oswaldo Cruz (HE) desde o dia 17 de julho e faleceu nesta terça-feira (20).

O paciente deu entrada no HE relatando sentir dor abdominal e febre há 10 dias, icterícia (condição que deixa os olhos, pele e mucosas num tom amarelado), abdômen flácido e dolorido. Após a suspeita de febre amarela ser notificada no dia 19 de julho, o Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP) realizou RT PCR, que confirmou nesta quarta (21) o caso. “É sempre um alerta. Provavelmente esse caso foi adquirido em uma área de floresta da região, pois, é uma doença que está muito ligada à entrada do homem nesses ambientes, que é onde tem o principal vetor: o mosquito. Então, provavelmente a contaminação ocorreu nessa situação”, detalhou Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP).

Apesar do óbito ter ocorrido em Macapá, o jovem era morador do Rio Tambaqui do Vieira, em Afuá (PA), e trabalhava com serraria, mas veio para a capital do Amapá em busca de atendimento médico. “Essa informação já foi repassada ao município de Afuá (PA), porque esse caso não é local, é importado, devemos destacar isso. Mesmo a internação e o óbito ocorrendo em Macapá, o paciente veio de outro município, então, a contaminação não foi aqui. Comunicamos a Vigilância em Saúde de Afuá, para que eles possam tomar as devidas providências e fazer o bloqueio vacinal na região”, complementou.

Após a notificação, Dorinaldo explica que a SVS busca saber qual o trajeto percorrido pelo paciente para fazer rastreamento de possíveis casos, mesmo que a cobertura vacinal na capital seja eficiente. “Temos excelente cobertura. Nos últimos anos, tivemos acompanhando um caso isolado, no ano passado, numa região de garimpo, mas não sabemos dizer se fazia parte do Amapá ou Guiana Francesa. E agora, este caso importado do Afuá. Na questão específica do Amapá, temos um bom controle da doença”, finalizou o superintendente.

 

Características
Segundo a Fiocruz, “a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela”.


Deixe seu comentário


Publicidade