Cidades

Palestras mostram potencial bioeconômico e de pesquisa do Hemoap

Programação integrou a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e reuniu acadêmicos, pesquisadores e trabalhadores da área da saúde.


O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) participou, nesta quarta-feira, 23, da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), abordando o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento discute a bioeconomia como resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas, relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, saúde humana e produtividade agrícola e pecuária.

Sobre o assunto, foram ministradas palestras no auditório do Hemoap, onde foi tratado o potencial econômico do instituto, além de ações para melhoramento no gerenciamento de estoque sanguíneo e de hemocomponentes.

A diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, disse que o objetivo é atrair estudantes e pesquisadores para que desenvolvam pesquisas através das informações e dados gerados pelo instituto.

“O Hemoap tem muitas informações sobre doadores, tipos sanguíneos, sangue, doenças e tratamentos. Trabalhamos com um material, que é o sangue, que é benéfico para muita coisa, e aí, se ele for estudado, podemos incentivar as universidades a produzirem conhecimento científico dentro do estado do Amapá, com pesquisas, respeitando as características de um hemocentro que está inserido na Amazônia”, falou.

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Iniciada na segunda-feira, 21, a SNCT é realizada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No Amapá, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), tendo como participantes a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Liga de Empreendedorismo da Unifap, Sebrae Amapá e, o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).


Deixe seu comentário


Publicidade