Cidades

PGR vai investigar se houve remessa ilegal de dinheiro para Su

Denúncia



 

A Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria Geral da República abriu um procedimento para apurar a suspeita de evasão fiscal envolvendo o HSBC na Suíça, no caso que ficou conhecido como “Swissleaks”.

O escândalo financeiro foi revelado nesta semana por uma associação internacional de jornalistas, chamada Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), que apresentou documentos sobre contas secretas mantidas na Suíça pelo banco.

Conforme a associação, o HSBC teria ajudado clientes, inclusive 8.000 brasileiros, a esconder bilhões de dólares no país europeu entre 2006 e 2007. Na lista, segundo o blog do jornalista Fernando Rodrigues, está o nome do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, um dos delatores da Operação Lava Jato e que admitiu ter recebido propina de dinheiro desviado da Petrobras.

Receita
A Receita Federal já havia informado que teve acesso aos nomes dos brasileiros e que vai apurar as irregularidades, uma vez que, para ter conta no exterior, é preciso informar ao Banco Central e à Receita. “A Receita, por meio de sua unidade de inteligência, teve acesso a parte dessa lista contendo o nome de pessoas que supostamente possuíam relacionamento financeiro com aquela instituição financeira na Suíça”, informou o Fisco em nota.


Deixe seu comentário


Publicidade