Cidades

Ponte do Matapi enseja criação de Região Metropolitana

À luz da perspectiva apontada pelo governador, a obra, antes de ser inaugurada às 16h, já era chamada de Ponte da Integração, apesar de oficialmente ser chamada ‘Vavá Santos’, um morador pioneiro do município de Mazagão.


Ogovernador Waldez Góes fez ver, ontem, 12, que a abertura para o trânsito da ponte sobre o rio Matapi vai além da obra física.

Para ele, a construção de engenharia expõe toda uma possibilidade de eclosão de uma grande fase de progresso no Amapá, não só econômico, mas também de turismo e de tradições culturais e históricas, além de estímulo à agricultura e abertura de negócios comerciais e industriais.

À luz da perspectiva apontada pelo governador, a obra, antes de ser inaugurada às 16h, já era chamada de Ponte da Integração, apesar de oficialmente ser chamada ‘Vavá Santos’, um morador pioneiro do município de Mazagão.

Waldez disse que a ponte do Matapi faz parte de um projeto de integração de todo o Amapá, compondo com as obras de duplicação da rodovia Duca Serra, duplicação do chamado km 9, Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm e região do Pacuí, com impacto até no Oiapoque, extremo norte do estado.

O governador antecipou que o Palácio do Setentrião elabora um projeto de lei criando a Região Metropolitana de Macapá, Santana e Mazagão, a ser encaminhado para análise e votação da Assembleia Legislativa. Waldez Góes explicou que os três municípios, juntos, com a categoria de Região Metropolitana, terão maior geração de investimentos, por exigência de lei.

Waldez revelou que trabalha para o governo do estado assumir a  construção da ponte sobre o rio Jari, no extremo sul do Amapá, projeto que já recebeu recursos para a execução da obra hoje resumida apenas em algumas pilastras, com uma vergada em virtude de ter sido abalroada por uma embarcação.

O governador registrou que para a ponte que ligaria o Amapá ao Pará ainda tem R$ 10 milhões disponíveis na Caixa Econômica, mas que a obra pertence ao município de Laranjal do Jari, sendo preciso todo um processo burocrático para a transferência da tarefa sob a responsabilidade do estado.

A inauguração da Ponte da Integração Vavá Santos foi uma grande festa. Muita gente compareceu, entre autoridades e populares de Macapá, Santana e Mazagão.


Deixe seu comentário


Publicidade