Cidades

Prefeitura de Macapá comemora dia do Gari

O evento contou com almoço, homenagens e sorteios de prêmios


Lana Caroline
Da Redação

 

Em homenagem ao Dia do Gari, comemorado nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Macapá promoveu uma programação especial para homenagear os nossos ‘verdinhos’ que atuam na limpeza, manutenção e conservação da capital.Para o secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, a homenagem é uma forma de agradecer por todo trabalho, incansável, desses profissionais.

“Estamos fazendo essa homenagem para eles como forma de agradecer por tudo que eles tem feito. Eles são guerreiros que trabalham 24h para manter nossa cidade limpa, organizada e nada melhor do que demonstrar todo carinho que temos por eles”, disse o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

A capital possui 150 garis que trabalham na coleta diária do lixo domiciliar, 160 na varrição das vias públicas e 40 na limpeza dos canteiros, praças e entorno das Unidades Básicas de Saúde. Por mês, esses profissionais recolhem aproximadamente 11 mil toneladas de resíduos da cidade.

O evento contou com almoço, homenagens e sorteios de prêmios. O gari Márcio Ramos, o famoso Sabiá, esteve presente no almoço servido para os trabalhadores e destacou a importância desse dia. “Essa data é muito especial pra mim, pois todo mundo fala com a gente e gosta do nosso trabalho. Eu sempre quis ser Gari e hoje, graças a Deus, eu consegui realizar essa vontade”, disse.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que fundou a primeira empresa de limpeza no Brasil, em 1976, na cidade do Rio de Janeiro. Já a data comemorativa é referente ao dia de publicação da Lei que instituiu a categoria profissional, em 16 de maio de 1962.


Deixe seu comentário


Publicidade