Cidades

Prefeitura de Macapá inaugura sala odontológica com atendimento especializado para autistas

Espaço foi montado na Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA).


A Prefeitura de Macapá inaugurou nesta quinta-feira (26), uma sala de atendimento odontológico especializado na Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), localizada no bairro Fazendinha, zona sul. O espaço foi montado com recursos do Tesouro Municipal para o acesso à saúde das 50 crianças acolhidas na unidade atualmente, na faixa etária de 3 a 12 anos de idade.

A montagem do consultório é uma das medidas executadas a partir do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Município e a AMA em 2021. A sala possui cadeira, raio-x, ultrassom e autoclave, entre outros instrumentos. O local terá à disposição um odontólogo e um assistente para a realização de serviços como restauração, extração, raspagem e profilaxia dentária.

Segundo Dr. Furlan, as próximas metas serão ampliar os serviços para 100 alunos até o próximo semestre deste ano e articular emendas parlamentares para a associação. O gestor municipal ainda lembrou que agora a capital também conta com uma clínica-escola para o atendimento de 200 alunos da rede municipal de ensino durante o contraturno.

“É um dia especial para todos nós. A parceria com a AMA conta com a cessão de servidores e outros trabalhos aqui no prédio. A odontologia do Município tem avançado muito e agora ter um consultório especializado para atender crianças e adolescentes do Transtorno do Espectro Autista, é algo maravilhoso”, frisa.

A presidente do Associação de Pais e Amigos dos Autistas, Jani Betânia Capiberibe, conta que havia uma antiga necessidade de implantar a odontologia no local. O espaço já oferta consultas médicas e acompanhamento com psicólogos, fonoaudiólogos e de serviço social.

“Agora a gente tem um espaço de atendimento preparado com carinho para eles não terem medo de fazer o atendimento odontológico. Com esse apoio, a gente está conseguindo realizar esse sonho”, diz.

A publicitária e atendente terapêutica Dayse Brito, 37 anos, acompanhou seu enteado Rafael, de 8 anos, primeiro paciente da sala odontológica da AMA. Segundo ela, o atendimento especializado é essencial para um serviço humanizado e eficaz.

“A gente sabe da importância de se ter profissionais qualificados para fazer esse atendimento. Não basta ser formado, precisa ter sensibilidade para entender cada autista porque alguns vão ter facilidade e outros vão ter resistência. Percebemos que o consultório odontológico foi todo pensado no que as crianças gostariam para eles poderem aceitar sentar na cadeira e fazer o procedimento necessário”, afirma Dayse.


Deixe seu comentário


Publicidade