Cidades

Prefeitura retira cerca de 230 toneladas de entulho de canais e bueiros em dois dias de limpeza em Macapá

O serviço conta com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caçambas e escavadeira hidráulica.


Em apenas dois dias de limpeza, a Prefeitura de Macapá retirou cerca de 230 toneladas de lixo que estavam obstruindo bueiros e canais que cortam a cidade. A ação preventiva tem como objetivo evitar as enchentes provocadas pelas chuvas mais intensas que, consequentemente, alagam vias e invadem residências.

No canal das Pedrinhas com a rodovia Juscelino Kubitscheck, 90 toneladas de entulho foram removidas. Máquinas fazem a dragagem retirando o lixo e o excesso de lama. Além disso, todo o mato que se acumula ao redor do canal está sendo roçado e retirado. Isso ajuda a minimizar os riscos de inundações. Restos de materiais de construção, móveis, carcaças de eletrodomésticos, pneus, garrafas PET e de vidro, e até lixo domiciliar, se acumulavam nas margens do canal.

“A quantidade de lixo retirada diariamente de dentro dos canais e bueiros retrata a falta de conscientização ambiental de uma parcela da população que, mesmo sem se dar conta, vem contribuindo para a obstrução desses locais. Do simples copo descartável ao sofá quebrado, todo o material descartado de forma irregular em via pública é arrastado para dentro dos canais, bloqueando a tubulação e obstruindo por completo o escoamento da água e, consequentemente, provocando transtornos à população”, mencionou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Gonçalves.

Na extensão do canal do Beirol, o volume de lixo retirado chegou a 52 toneladas. Grande parte dos trabalhos ainda está ocorrendo com a ajuda de máquinas pesadas. No canal do bairro Nova Esperança, além do trabalho com o auxílio de caçambas e escavadeira hidráulica, profissionais precisaram fazer o serviço manual pela grande quantidade de garrafas PET, sacolas plásticas e mato.

Ao longo do canal da Raimundo Álvares da Costa, 36 toneladas de entulho foram retiradas. No entorno do deck da Rua Hildemar Maia, durante a limpeza, 7 toneladas foram removidas pela prefeitura, entre copos descartáveis, papelão e vidro. “O município faz todo um trabalho de prevenção. Mas, se a população não ajudar, todas as vezes no período invernoso ou até mesmo quando ocorrer chuvas intensas ocorrerão alagamentos e transtornos”, concluiu o secretário.

Manutenção

A Prefeitura de Macapá mantém um cronograma diário de ações de limpeza e manutenção nas áreas de influência de canais e bueiros para atender as demandas referentes aos serviços de limpeza manual e manutenção dos sistemas de drenagem. Também pede que a população denuncie a prática ligando para o Disk Denúncia, pelo número (96) 99970-1078 ou se dirigir ao prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade