Cidades

Primeira parte da ponte sobre a Lagoa dos Índios será entregue quarta-feira, diz Setrap

Secretário dos Transportes do Amapá, Benedito Conceição, foi ao rádio nesta terça-feira dar detalhes sobre a entrega parcial da nova via


Foto: Arquivo DA

Cleber Barbosa

Da Redação

 

A nova ponte sobre a Lagoa dos Índios, em Macapá, será entregue para o tráfego na próxima quarta-feira, dia 8, mas ainda em caráter provisório. Ela conecta uma parte importante da capital com a área central, mas também é a via de escoamento de cargas e passageiros para municípios da região metropolitana – como Santana e Mazagão.

Em entrevista à Rádio Diário FM (90,9), o secretário estadual dos Transportes, engenheiro Benedito Conceição, explicou que a estrutura total para a travessia da lagoa terá 26 metros de largura quando estiver pronta e que a etapa a ser liberada amanhã corresponde a 50% da obra. “Vamos desviar o trânsito todo para a parte nova, que tem treze metros de largura, enquanto iniciamos amanhã mesmo a construção do outro lado”, disse o executivo.

O engenheiro explicou que a parte já concluída possui duas pistas de rolamento, ciclovia e passeio, só que para abrigar uma terceira pista durante a fase de execução da outra metade da nova ponte não será instalada agora a ciclovia.

O incremento das três pistas, portanto, é provisório, mas foi uma alternativa encontrada para já amenizar o grande fluxo de veículos e caminhões na via. “Para os horários de pico definimos horários em que para dar vazão ao tráfego serão usadas duas pistas em sentido contrário. Das 6 horas da manhã ao meio-dia serão duas pistas no sentido Santana-Macapá, e depois a gente inverte, então do meio-dia até 6 da manhã do outro dia as duas pistas serão no sentido Macapá-Santana”, anunciou o titular da Setrap.

O secretário disse que neste período de quarentena pelo Covid-19, o trânsito foi bem amenizado naquele trecho, mas que é sabido por todos que ali se tem um dos pontos de mais pressão e retenção do tráfego de acesso ao Centro de Macapá, das primeiras horas da manhã até pouco depois das 8 horas da manhã.

O prazo previsto para a entrega de toda a obra é o final do ano, com a empresa mobilizada, materiais e ferragens já adquiridas. “Na verdade, a empresa contratada pelo governo trabalha com um cronograma que prevê a entrega da obra até outubro, inclusive com a iluminação pública, finalizando com a urbanização e até a primeira de um total de cinco passarelas, que será instalada próximo a faculdade que existe no início na [rodovia] Duca Serra”, completou Benedito Conceição.


Deixe seu comentário


Publicidade