Cidades

Procon/AP vistoria e notifica, mais uma vez, companhias aéreas de Macapá

Companhias têm sete dias para apresentarem justificativas de preços e outros serviços. Se constatado o abuso, Procon/AP diz que sanções vão de multas até interdição.


Railana Pantoja
Da Redação

Após mais denúncias de diversos passageiros, nesta quinta-feira (23) o Procon/AP vistoriou e notificou, mais uma vez, as companhias aéreas que atuam no Aeroporto Internacional de Macapá. Segundo o diretor-presidente do órgão, Luiz Pingarilho, o Instituto de Defesa do Consumidor recebe constantemente três denúncias comuns dos passageiros.

“A primeira é em relação ao preço das passagens aéreas, que realmente está um absurdo; passagem aérea especificamente entre Macapá e Belém está acima da média nacional e isso, inclusive, deve ser resolvido com ajuda da bancada federal, em Brasília. Outra questão é o remanejamento sem aviso prévio, muitas vezes o passageiro já está esperando no aeroporto e o voo é cancelado, ou então, tem que trocar de voo. Isso impede que o passageiro cumpra seus compromissos”, disse Luiz Pingarilho.

A terceira reclamação mais comum e não menos importante, segundo o diretor-presidente, é a falta de funcionários das companhias nos guichês.

“Quando a pessoa vai fazer chekin tem um número muito reduzido de funcionários, o que acaba gerando filas e transtornos. Então, nós fizemos a notificação ontem (23) das companhias aéreas e demos um prazo de sete dias para que elas apresentem suas justificativas e a gente possa tomar outras medidas. Se a gente constatar que realmente existe abuso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabeleceremos as sanções, que vão desde multas até interdição das companhias”, finalizou Luiz.


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