Cidades

Profissionais da Saúde participam de capacitação para atuação em feridas complexas

Vinte profissionais estão sendo capacitados. O treinamento encerra no dia 8 de setembro.


Com objetivo de orientar os profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) dentro da perspectiva de qualificação permanente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) capacita os profissionais que atuam nas Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (EMAD), com o objetivo de garantir o melhor atendimento à população acamada.

A iniciativa é executada em parceria com o projeto de Capacitação em Feridas Crônicas na Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Nesta terça-feira (24), as equipes receberam orientações sobre os cuidados com feridas crônicas que envolvem lesão por pressão, pé diabético e úlcera venosa. A equipe do SAD é a primeira a ser capacitada através da parceria.

De acordo com a secretária da Semsa, Karlene Lamberg, a qualificação irá aperfeiçoar a assistência e dará agilidade na recuperação dos pacientes em processo agudo de doença.

“Esse treinamento tem o principal objetivo de manter os profissionais atualizados e capacitados para atender os usuários dos serviços de atenção básica do município. Esta é a primeira formação realizada após dez anos sem treinamento para as equipes que atendem pacientes no domicílio”, disse a gestora.

A primeira etapa do treinamento ocorreu em junho deste ano, apenas com a parte teórica. Já nesta segunda etapa está sendo realizada a parte prática. “O intuito é qualificar todas as equipes de atenção domiciliar. Vamos aperfeiçoar cada vez mais a formação e capacitação de toda rede de atenção primária do município”, concluiu Karlene.

A capacitação e treinamento são ministrados por enfermeiros, técnicos, médicos e professores da Unifap, com duração de 20 horas práticas, na sala de curativos da Unidade Básica da Universidade e nos locais de atuação das equipes do SAD. Vinte profissionais da saúde estão recebendo o treinamento, que encerra no dia 8 de setembro.

“Estamos capacitando todas as equipes de enfermagem das EMADs, que serão multiplicadores e estarão habilitados a qualificar a atenção domiciliar em Macapá”, informou Carlos Bruno, coordenador municipal do SAD.


Deixe seu comentário


Publicidade