Cidades

Profissionais debatem fortalecimento da educação no campo

Encontro reuniu representantes de 150 escolas rurais dos 16 municípios


 

Amapá sobre o ensino-aprendizagem e os valores e práticas tradicionais para alunos de comunidades rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas no estado. O encontro debateu as metas propostas no último ano e os avanços para o planejamento de 2024 na educação do campo.

 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o encontro abordou as perspectivas para o fortalecimento da identidade e os direitos das escolas das zonas rurais, com palestras e mesas redondas, estabelecendo um espaço de troca de ideias e experiências.

 

“Essas são ações que têm o objetivo de entregar um ensino de qualidade visando as peculiaridades de cada região, promovendo assim equidade na educação que todos os amapaenses recebem, independentemente de onde estão”, reforçou a secretária.

 

 

Foram trabalhadas questões pedagógicas e administrativas das 150 escolas do campo da rede estadual nos 16 municípios. A ideia foi fortalecer as discussões sobre as estratégias para melhorar a qualidade do ensino nas regiões e promover o fortalecimento da identidade e do acesso à educação no campo.

 

O diretor da Escola Estadual Bacaba, localizada no Abacate da Pedreira, distrito de Macapá, Rômulo Christina, reforçou a importância do debate envolvendo as perspectivas de cada região do estado, que traz novas vivências e uma visão humanizada do ensino.

 

“Esse é um encontro que possibilita agregar mais informações e conhecimento para um atendimento humano dentro da escola do campo. Estamos tendo a oportunidade de expor dificuldades, acertos e compartilhar isso com todos para um fortalecimento da rede de ensino”, destacou o diretor.

 

Educação no campo

Sendo uma modalidade de ensino com características diferenciadas, a educação do campo apresenta realidades distintas em cada região do Amapá. Os debates buscam trabalhar essas realidades e fortalecer o acolhimento e permanência na escola.

 


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