Cidades

Programação marca aniversário de 65 anos do Estádio Glicério M

O Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, o “Gigantão da Favela”, como é conhecido, completa 65 anos



 

O Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, o “Gigantão da Favela”, como é conhecido, completa 65 anos de fundação nesta quinta-feira, 15, com uma grande programação esportiva, social e cultural, com início previsto para as 10h. A programação será coordenada pela Coordenação de Esporte e Lazer (Comel).

A programação contará com a participação de personalidades do esporte, veteranos, atletas e autoridades, além da população. A programação terá portões abertos. Chamado inicialmente Estádio Municipal de Macapá, o gigantão sofreu alteração de nome para homenagear o primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá, Glicério de Souza Marques.

Na última semana o estádio recebeu a final da Copa Interdistrital, que recebeu seleções masculina e feminina de todos os distritos da capital. “Foi uma grande celebração. Estamos recuperando e devolvendo ao Glicério o brilho que ele merece”, disse o prefeito Clécio Luis (Psol).

Paraense Normam marcou primeiro gol no ‘Gigantão’
O primeiro jogo no estádio aconteceu no dia 15 de janeiro de 1950, quando as seleções do Amapá e Pará se enfrentaram em jogo amistoso durante a inauguração do estádio. O primeiro gol foi marcado aos 30 minutos de segundo tempo pelo jogador paraense Normam. A partida foi muito disputada e a seleção amapaense se apresentou muito bem. No entanto, a seleção do Pará ganhou por 1 X 0.

O Glicerão foi construído em tempo recorde, após a confirmação do Amapá no XX Campeonato Brasileiro de Futebol de Seleções. Antes desta data as partidas ocorriam na Praça da Matriz, onde está hoje o Teatro das Bacabeira, o que inviabilizava a realização de amistosos com times de outros estados, pois esses se negavam a jogar em campos sem as medidas oficiais e sem um estádio cercado.Nos seus 65 anos de fundação, o estádio é um dos mais antigos do país, sendo mais velho que o próprio Maracanã, que embora construído também em 1950, só começou a funcionar a partir do dia 16 de julho daquele mesmo ano (5 meses depois do Glicerão), por ocasião da Copa do Mundo.

E tem também o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, que começou a ser construído em 1940 e só foi inaugurado 25 anos depois, em 5 de setembro de 1965.Mas, o Glicério Marques não é o estádio mais antigo do Brasil em funcionamento. Este título vai para o Estádio de Laranjeiras (do Fluminense), anteriormente chamado Estádio Álvaro Chaves, cuja construção iniciou em 17 de outubro de 1902 e inaugurado oficialmente em 1919.


Deixe seu comentário


Publicidade