Cidades

Rafael Pontes diz que combate ao ‘fake news’ só será possível se houver controle social

Especialista em informática, secretário de Ciência e Tecnologia Rafael Pontes afirma que amplitude das redes sociais vai dificultar trabalho da Justiça Eleitoral para impedir disseminação de falsas notícias sobre candidatos.


O secretário de estado de Ciência e Tecnologia (Setec) Rafael Pontes afirmou na manhã desta segunda-feira (15) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que o combate ao ‘fake news’ só será possível se for acompanhado de um rigoroso controle social. Especialista em informática, ele disse que a amplitude das redes sociais vai dificultar o trabalho da Justiça Eleitoral para impedir a disseminação de falsas notícias sobre candidatos, mas entende que apesar dessas dificuldades em muitos casos vai ser possível a identificação dos autores, por isso aconselha as pessoas a checarem as fontes das informações antes de repassá-las através da internet.

“O facebook, por exemplo, tem ferramenta que pode controlar, mas o WhatsApp e outras redes, não. São muitos os canais de interação, tanto que dizemos que a internet é um mundo paralelo. A Justiça Eleitoral vai ter muita dificuldade para exercer esse controle, mas é preciso que as pessoas tenham muito cuidado antes de compartilhar determinadas notícias, tem que checar a idoneidade da fonte e até mesmo o perfil de candidatos para que a honra de pessoas não seja maculada de forma irresponsável, até porque o ‘fake news’ é considerado crime eleitoral”, alertou.


Deixe seu comentário


Publicidade