Cidades

Secretário de Justiça diz que população amapaense ainda ignora perigo da Covid-19

Carlos Souza (Sejusp), diz que a população no Amapá está ignorando de forma perigosa o cumprimento do Decreto Estadual nº 1616, que estabelece entre outras medidas, o isolamento social.


Elden Carlos
Editor

 

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel PM Carlos Souza, disse que a maioria da população do Amapá está ignorando de forma perigosa o cumprimento do Decreto Estadual nº 1616, que estabelece entre outras medidas, o isolamento social no estado. Ele detalhou o plano de bloqueio e controle de vias e estabelecimentos comerciais durante o programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9 FM) desta sexta-feira (08).

 

“Na quarta-feira (06) o nosso sistema de monitoramento mostrou que a taxa de isolamento social caiu de 70% para 46%. É uma queda brusca e consequências ainda maiores às que já estamos enfrentando na rede de saúde. Por isso, foi criada uma força-tarefa no sentido de montar pontos de bloqueio nas entradas e saídas da capital. Só passa nesses postos aquelas pessoas que tem serviços essenciais. Uma vez comprovado de que o cidadão não tem compromissos emergenciais, ele é orientado a retornar pra casa. Inicialmente o trabalho é educativo, mas ações repressivas também estão planejadas. As pessoas precisam entender, enquanto ainda existe tempo, de que só com o isolamento social nós vamos conseguir achatar a curva de contágio”, declarou o secretário.

 

A operação integra órgãos de segurança, vigilância e trânsito nas esferas municipal, estadual e federal. A operação é mais um esforço para fazer valer o cumprimento das regras de isolamento social que busca conter o avanço do coronavírus no Amapá.

 

A fiscalização é necessária para reduzir o índice de circulação de pessoas e veículos na capital, uma vez que, de acordo com relatórios da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), 60% da frota de veículos ainda está em circulação.

 

Outro dado divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), é que em seis dias, os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, subiram de mil para dois mil.

 

Por dia, são 600 amostras analisadas, dessas 70% atestam positivo. Além disso, o índice de isolamento social caiu de 70% para 46%, fator que contribui diretamente para o crescimento dos casos.

 

Todo o trabalho conta com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Nesta sexta-feira, 8, e no sábado,9, a ação ocorre no trânsito e em supermercados com atuação da PM, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Departamento Estadual de Trânsito do Amapá, CTMac, SVS, Semam e Polícia Rodoviária Federal.

No horário de 7h às 10h da manhã, são montadas barreiras sanitárias e de fiscalização em quatro pontos da capital para reduzir a circulação de pessoas e veículos:

 

BR 210, em frente ao bairro Boné Azul;

Rua Tancredo Neves, bairro São Lázaro;

Rodovia Duca Serra, próximo ao Ceap;

Na rotatória da Rodovia Juscelino Kubitschek, próximo a Unifap.

Durante as abordagens será verificada a temperatura das pessoas, realização de entrevistas sobre o destino da viagem.


Deixe seu comentário


Publicidade