Cidades

Secretário de Obras de Macapá diz que projeto de navegar pelo Jandiá ficou “inviável”

Para Cassio Cruz, ocupações irregulares levaram a Prefeitura a decidir por uma solução de mobilidade viária para a nova Sérgio Arruda


 

Cleber Barbosa
Da Redação

Foi grande a repercussão durante a semana, das pessoas mais jovens até se surpreendendo com a revelação do motivo da Ponte Sérgio Arruda ter tido toda aquela altura e vão livre na primeira versão. Era para garantir a navegação pelo Canal do Jandiá, por debaixo da ponte, uma ideia do então governador João Capiberibe, que a atual gestão da Prefeitura de Macapá explicou ser inviável, optando por uma solução que realmente garanta a mobilidade urbana.

O atual secretário de Obras de Macapá, Cassio Cruz, posicionou-se sobre a decisão de não dar continuidade ao projeto de navegar pelo Canal do Jandiá, a partir da nova configuração da Ponte Sérgio Arruda. Antes se pensava assim devido Macapá ser cortada por diversos canais, mas eles passaram a ser ocupados demais, de forma desordenada e o projeto se tornou inviável e a curvatura que a ponte tinha perdeu a sua funcionalidade”, ponderou.

Ele explicou também que a enorme curvatura da Sergio Arruda e de uma segunda ponte, na Rodovia do Pocoval, perdeu a funcionalidade. “Foi determinante a elaboração de um laudo técnico condenando as cabeceiras da antiga ponte, daí a necessidade dessa intervenção, que a gente tomou a decisão de trazer a nova ponte para o nível porque o custo é menor e para que a gente resolvesse de uma vez o problema da mobilidade”, completa Cruz.

Ele também explicou que haverá uma nova solução também para a via lateral à ponte Sérgio Arruda, que durante a execução da obra vem sendo utilizado normalmente para escoar o trânsito da Zona Norte em direção ao Centro. O perímetro deverá ter uma nova ponte, que está tendo o projeto analisado pelo Programa Calha Norte e quando entregue vai solucionar de uma vez por todas a questão da mobilidade e dos alagamentos no trecho.

“Caríssimo”
O ex-governador João Capiberibe (PSB) falou à reportagem sobre a polêmica em torno da demolição da velha Ponte Sérgio Arruda e sua ideia de tornar navegável o Canal do Jandiá, no início dos anos 2000. Ele disse que sua ideia vinha de uma realidade local, que ele próprio na juventude navegou pelos canais, a remo. A ideia quando da construção da Sérgio Arruda era possibilitar que se pudesse chegar navegando até o aeroporto da cidade.

Capiberibe disse que anos depois, quando seu filho Camilo virou governador, ele chegou a encomendar outro estudo, dessa vez sobre navegar do Canal das Pedrinhas até a Hildemar Maia.  “Seria muito caro, algo em torno de R$ 600 milhões, então o projeto não seguiu em frente. Mas agora vai ser bom se fazer essa discussão, pois teremos uma ponte onde a água passa por baixo de uma e outra onde ela poderá passar por cima”, provoca o político sobre a nova solução no Jandiá.

 


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