Cidades

Seed orienta estudantes sobre o que fazer com os livros didáticos usados

A cada conclusão do ciclo de atendimento, os livros didáticos passam a fazer parte do acervo da escola.


O início do ano letivo está chegando, uma nova série por iniciar, e surge uma dúvida muito comum: o que fazer com os livros didáticos danificados ou fora da validade? Na hora de se desfazer desse material antigo é necessário lembrar que ele é um bem público. Portanto, algumas regras devem ser seguidas, tanto para doação quanto para o descarte.

A cada conclusão do ciclo de atendimento, os livros didáticos passam a fazer parte do acervo da escola. Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a escola tem a responsabilidade de decidir o destino desse material. Pensando em sustentabilidade ambiental e social, o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) recomenda que sejam desenvolvidas ações de reciclagem para reaproveitamento dos livros ou descarte do material impossível de ser reutilizado.

A Seed dispõe da Portaria nº 090 de 2019, que especifica sobre as regras para o desfazimento dos livros, além de outras orientações às escolas da rede estadual. As ações voltadas para a sustentabilidade também estão dentre os fundamentos. A doação de livros à comunidade possibilita, por exemplo, que outras pessoas possam aprender com o apoio dos livros didáticos.

No caso dos livros que estejam totalmente inutilizáveis, a Seed sugere que seja desenvolvida uma política sustentável e que seja adotada uma alternativa para o desfazimento desse material. Que tal doar esses livros inutilizáveis para cooperativas que trabalham com a reciclagem de papel? Pode ser uma boa alternativa e está contemplada na Portaria nº 090.

“Em relação aos livros do PNLD, no final do ano letivo a direção da escola deve receber, separar e armazenar os livros devolvidos, organizando-os por ano e por componente curricular, até o início do próximo ano letivo, atendendo, assim, aos novos estudantes, por exemplo”, reforçou o gerente do Núcleo do Programa do Livro Didático da Seed, Reginaldo Conceição.

Doe para bibliotecas
Uma boa forma de fazer isso é doando os livros para bibliotecas. Pode ser alguma biblioteca pública, de universidades, de bairro. O que importa é disponibilizar o conhecimento para outras pessoas.

Doe para instituições de caridade
Algumas instituições que oferecem apoio a jovens, orfanatos e afins aceitam doações de livros e, por meio deles, ajudam a melhorar a formação de jovens menos favorecidos.


Deixe seu comentário


Publicidade