Cidades

Semed trabalha para solucionar falta de vagas em Macapá

Secretaria Municipal de Educação da capital reconhece falta de vagas na rede de ensino, mas diz estar trabalhando em parceria com o estado para resolver o problema



A secretária municipal de educação de Macapá, Antônia Andrade, confirmou na manhã dessa quarta-feira, 28, que a demanda de vagas na rede municipal é superior à oferta da Semed, como denunciou a presidente do Conselho Tutelar da Zona Sul, Regiane Gurgel, em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, na Diário 90,9 FM.

Segundo a secretária, o número insuficiente de vagas ocorre por vários fenômenos, como a migração populacional e a transferência de alunos. “Temos pleno conhecimento da demanda, e já sentamos com o estado para buscar soluções no sentido de evitar que estudantes do ensino fundamental fiquem fora da sala de aula, até mesmo porque isso fere a própria Constituição”, lembrou Antonia Andrade.

A secretária disse que no último ano o município abriu 10 anexos, o que corresponde a dez escolas, para abrir novas vagas. “O município tem cobrado a destinação de maiores investimentos do governo federal. O orçamento municipal é parco para fazer grandes investimentos em infra-estrutura. O município tem muitos alunos, poucas escolas e poucos recursos. Enquanto isso, o governo federal tem poucos estudantes, grande infra-estrutura e um volume altíssimo de recursos. É isso que precisa ser revisto”, afirma.

Antonia Andrade disse que a reunião com a secretária estadual de educação, Conceição Medeiros, foi positiva, e que vai aguardar a Seed encerrar as matrículas da rede estadual, na próxima sexta-feira, 30, para receber o espelho com a real demanda, e dar os encaminhamentos necessários para resolver o problema.


Deixe seu comentário


Publicidade