Cidades

Seminário discute educação profissional no estado

Atualmente a rede de ensino estadual da educação profissional possui 14 instituições


Teatro das Bacabeiras foi palco na noite de quarta-feira, 10, da abertura do I Seminário de Educação Profissional do Estado do Amapá, promovido por diversos órgãos e entidades públicas e privadas, entre eles, o Governo do Estado do Amapá (GEA) por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai), em parceria com as instituições do Sistema S, além do Conselho Estadual de Educação.

O evento tem objetivo de propiciar conhecimentos e reflexões no âmbito da educação profissional na perspectiva da política pública, do contexto econômico regional, da interface com o mundo do trabalho, ciência, inovação e das referências metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem.

A abertura dos trabalhos se deu com a palestra com o tema “A Educação Profissional: desafios e perspectivas”, que foi ministrado Francisco Aparecido Cordão, especialista em educação profissional, administração educacional e sociologia da educação.

As discussões se estenderão até o dia 12 de agosto, no Teatro das Bacabeiras, no período da manhã, das 8h às 12h30, e tarde, das 14h às 18h30. Também haverá exposições de trabalhos desenvolvidos por alunos dos centros profissionalizantes da capital.

Para a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, o seminário servirar para refletir a educação profissional no Estado. Para ela, serão dois dias de muitas discussões em torno do tema que resultará num comitê com a finalidade de discutir as especificidades da problemática.

“Os debates são importantes para que tenhamos um novo rumo na educação profissional do nosso Estado, priorizando o que foi estabelecido no Plano Estadual de Educação. O seminário tem um papel especial, por estar além de uma entidade e envolver vários parceiros, e assim, sairmos revitalizados diante das discussões”, destacou Medeiros.

Atualmente a rede de ensino estadual da educação profissional possui 14 instituições que ofertam cursos técnicos de Nível Médio e cursos de formação inicial e continuada distribuídos nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

Entre eles estão o Centro de Educação Profissional Josinete Oliveira Barroso (Cepajob), Centro de Educação Profissional em Artes Cândido Portinari, Centro de Língua e Culta Francesa Danielle Mitterrand, entre outros. Somente no ano de 2015 até o primeiro semestre de 2016 já foram capacitados 3.477 alunos que estão em melhorem condições para concorrer uma vaga no mercado de trabalho.

Haverá também reflexões e proposições durante toda a programação na perspectiva de ampliar as discussões em torno da educação profissional no âmbito do Amapá por meio de palestras com profissionais renomados que foram convidados como membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e especialistas em políticas públicas educacionais.

Em pronunciamento, o diretor presidente do Senai/AP, Sérgio Moreira, destacou que o seminário é resultado da parceria e que todos os setores ligados à área devem estar voltados para as potencialidades do Amapá, bem como, destacou a educação como um meio para que os jovens alcancem um curso profissionalizante afim de alcançarem seus objetivos na vida.


Deixe seu comentário


Publicidade