Cidades

Semsa imuniza soldados do Exército contra caxumba

Na maior parte, a infecção se manifesta na infância, mas adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e, por isso, devem ser vacinados.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta quinta-feira, 16, a vacinação tríplice viral nos soldados do 34º Batalhão de Infantaria de Selva. A ação foi planejada devido à confirmação de casos de caxumba e a grande quantidade de soldados que não haviam tomado a vacina que imuniza contra a papeira, sarampo e rubéola.

Na maior parte, a infecção se manifesta na infância, mas adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e, por isso, devem ser vacinados. “A vacina tríplice viral é realizada em crianças de um ano de idade. Os que não foram vacinados na infância ficam propensos a essas doenças. Com a confirmação dos casos, realizamos o bloqueio vacinal para impedir que aqueles que não foram imunizados não contraiam a doença”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação não só nas glândulas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais. Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer as seguintes complicações: inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez.


Deixe seu comentário


Publicidade