Cidades

Semsa ministra treinamento a funcionários de hospital para notificação de malária

O objetivo é implantar um posto de exame e diagnóstico no local, contribuindo para o fortalecimento e expansão da rede de diagnóstico.


Profissionais do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram na terça-feira, 16, ministrando treinamento sobre exames e notificação de casos de malária para enfermeiros e demais colaboradores do Hospital Central.

“A administração do hospital nos procurou com o interesse de ativar um posto de exame e notificação de casos suspeitos de malária, para o atendimento dos beneficiários do plano de saúde. O que nos ajuda a manter o controle também dos pacientes que buscam atendimento particular e realizar os encaminhamentos necessários para o tratamento”, explica o coordenador do Programa de Combate à Malária, Jailson Ferreira.

Até o momento, 211 casos da doença foram confirmados na capital, e para o controle e combate ao vetor são feitas atividades diariamente, de acordo com o cronograma do departamento. A malária é uma infecção parasitária transmitida de pessoa para pessoa por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado, que geralmente pica entre o anoitecer e o amanhecer. Algumas ações, como o uso de repelentes, mosquiteiro, calças e camisas de manga longa nesses horários podem reduzir a infecção.

Para a realização de exames e a notificação de casos, a Semsa disponibiliza às UBS’s Pedro Barros, Policlínica Unifap, Rubim Aronovitch, Lélio Silva, Perpétuo Socorro, Coração, Marabaixo, Infraero II, Marcelo Cândia, Novo Horizonte, Carmo do Maruanum, Santo Antônio da Pedreira, Hcal, HE e terminal rodoviário.


Deixe seu comentário


Publicidade