Cidades

Taxista comemora regulamentação do ‘Táxi Frete’, em Santana

Jorge Campos, de 71 anos, trabalha com o transporte de passageiros há mais de 40 anos e espera aumentar a renda após decreto assinado pelo governador Clécio Luís


 

O taxista Jorge Campos, de 71 anos, é um dos trabalhadores que será beneficiado com as vantagens do “Táxi Frete”, regulamentado pelo governador Clécio Luís, após assinatura do decreto que estendeu o prazo de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e autorizou o licenciamento de táxis com carroceria para a realização de mudanças e transportes de pequeno porte em Santana.

 

A demanda é uma das principais reivindicações da categoria. Para Jorge Campos, que atua profissionalmente com o transporte de passageiros há 46 anos, a legalização da modalidade é uma medida que vai fortalecer a categoria.

 

“O ‘Táxi Frete’ é mais uma opção de trabalho para a gente, algo que vem para melhorar a nossa situação financeira, porque não é de hoje que a nossa categoria sente os impactos da concorrência dos carros de aplicativo e do transporte clandestino”, celebra o trabalhador.

 

Com a possibilidade de atuar com um veículo equipado com carroceria, Jorge conta que não vai mais perder corridas em que tiver que transportar um volume maior de carga.

 

“Na área portuária, era bastante comum termos que dispensar corridas porque o porta-malas do carro não suportava toda bagagem do cliente, principalmente, dos ribeirinhos que sempre andam com muitas mercadores”, explica o taxista.

 

Como a regulamentação do serviço é recente, a maioria dos taxistas de Santana ainda não possui veículos com carroceria, mas o Jorge afirma que já está se preparando para renovar os serviços com a aquisição de um novo modelo, aproveitando, ainda, a isenção do ICMS que dura até 30 de abril de 2026 para veículos novos.

 

“Já estou pesquisando nas concessionárias para ver um veículo que cabe no meu bolso e já começar a fazer o ‘Táxi Frete’ aqui em Santana”, pontuou.

 

Taxi frete

Após aprovação na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Santana sancionou a Lei 1.504/2024 legalizando que a atividade de transporte de cargas seja realizada por taxistas do município.

 

Ainda de acordo com a legislação, os veículos que podem ser utilizados para fazer o táxi frete são carros utilitários, tipo picape de pequeno e médio porte, de cabine simples, dupla ou estendida, dotado de duas a quatro portas, com capacidade máxima de carga de até mil quilos ou 937 litros.

 

Além disso, os veículos utilizados para fazer o táxi frete devem ter taxímetro aprovado pelo Inmetro, faixa de identificação fixada nas laterais (nas cores laranja e preta) e possuir aprovação em vistoria realizada pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana.

 


Deixe seu comentário


Publicidade