Cidades

UBSs Covid atenderam 731 pacientes em um dia e Prefeitura de Macapá alerta população

Média de atendimentos não ultrapassava 300 desde quando o município entrou em estabilidade, mas nos últimos dias os números voltaram a subir.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (20) a Prefeitura de Macapá confirmou uma alta na procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde destinadas à Covid-19. Nesta segunda-feira (19), a capital chegou a registrar 731 atendimentos nas três Unidades Covid: Lélio Silva, Santa Inês e Álvaro Côrrea. Antes, a média não ultrapassava 300, mas, na última semana começou a crescer.

 

“Tivemos ontem (19) 731 atendimentos, dos quais dispensamos 506 receitas e fizemos 277 testes rápidos, sendo 58 positivos. Então, o que mais aumentou foi o número de pessoas que procuraram nossas Unidades para ter atenção primária no atendimento, mas é um número que não acontecia tem tempo e isso faz com que a gente tenha esse alerta e informe a população”, explicou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O prefeito ressaltou que esse foi o primeiro pico significativo de atendimentos em outubro e as hipóteses para essa alta demanda em um dia devem ser acompanhadas, para que o município verifique se está mantendo a estabilidade ou realmente apresentando alta constante.

 

“Reunimos extraordinariamente nosso Comitê que trata a Covid no município, para identificar se esse aumento é atípico, se tem um motivo ou realmente estamos em crescimento de casos da Covid. Se é uma segunda onda ainda não podemos dizer, mas estamos vendo no mundo inteiro um aumento significativo de casos e alguns lugares chamam isso de segunda onda”, complementou.

De acordo com o epidemiologista da Prefeitura, Anderson Walter, a transmissão do vírus continua, mesmo em risco moderado, e essa tendência de alta já era esperada. Alguns fatores podem ter influenciado, como por exemplo, o feriado prolongado na semana anterior, onde as pessoas aglomeraram sem cuidados em diversos eventos, balneários e campanhas eleitorais.

 

“O feriado prolongado é uma das hipóteses, considerando que as pessoas aglomeraram sem os cuidados que a gente vem pedindo, sem usar máscara, álcool em gel e sem manter distanciamento. De repente, esse momento de ontem (19) pode ser reflexo do período de incubação do vírus e que vem se demonstrar agora. A gente não tem certeza de nada ainda, mas tudo vai depender do comportamento dessas pessoas possivelmente infectadas e saber como é que vai acontecer daqui pra frente”, finalizou Anderson.

 

O prefeito da capital informou que amanhã (21) reúne com o Governo do Amapá e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) e garantiu que “todas as medidas que precisarem ser tomadas no campo administrativo, na atividade da saúde, no campo social e até mesmo nesse momento de campanha eleitoral, nós vamos tomar, sem problema algum”.


Deixe seu comentário


Publicidade