Cidades

Via expressa vai desafogar trânsito da zona norte ao centro de Macapá

A via será construída sob uma área de lago natural e contará com solução especial de engenharia, que contempla a estabilização do solo com colchão de areia e brita.


Cerca de 114 mil pessoas moram na zona norte de Macapá, de acordo com dados do último censo demográfico, realizado em 2010. Esse número, com certeza, já aumentou nesses últimos dez anos. Para garantir a mobilidade urbana da região, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta terça-feira (28), a ordem de serviço para construção da via expressa Aníbal Barcelos, que vai ligar as zonas norte e sul da cidade.

 

“Essa obra compõe o maior plano de mobilidade urbana de Macapá, junto com a nova ponte Sérgio Arruda, proporcionará a maior fluidez no trânsito. A via encurtará dois quilômetros do trajeto que as pessoas precisam fazer para chegar até o centro, dessa forma, facilitará a vida dos moradores e também desenvolverá a capital”, destaca o prefeito Dr. Furlan.

 

A via terá 2,5 km e ligará a rua Raimunda Capiberibe, no bairro do Novo Horizonte, à avenida Maximiano dos Santos Moura, no Pacoval. O acesso dará fluidez de veículos na rua Guanabara, principal via de ligação para a zona norte, que conta com mais de 20 bairros, como Jardim Felicidade I e II, Pantanal e Lago da Vaca.

A via será construída sob uma área de lago natural e contará com solução especial de engenharia, que contempla a estabilização do solo com colchão de areia e brita. O caminho contará com sinalização vertical e horizontal, ciclofaixa, calçada e iluminação pública 100% em Led. Serão investidos mais de R$ 16 milhões, recurso do Tesouro Municipal.

 

“A obra é uma alternativa que a Prefeitura de Macapá encontrou para proporcionar a mobilidade urbana das pessoas, desafogando o trânsito da região. Além de trazer desenvolvimento, gera segurança pública e emprego e renda”, complementa o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cássio Cruz.

 

Ana Paula Ferreira, moradora da rua Raimunda Capiberibe, no bairro Novo Horizonte, conta que esperava por essa obra há anos. “É uma emoção vê que a via, finalmente, saíra do papel. Para gente sair da zona norte precisávamos dar uma volta em todo o bairro e, agora, esse caminho facilitará tudo”, comemora a professora.


Deixe seu comentário


Publicidade