Cidades

‘Vovó Iaiá’ morre aos 110 anos de idade; ela saltou de paraquedas aos 100 anos

Longeva, Vovó Iaiá sofreu um acidente doméstico há duas semanas e estava internada no Hospital de Emergências de Macapá, onde morreu na manhã desta quinta-feira (09).


Elden Carlos
Editor

 

Um acidente doméstico interrompeu na manhã desta quinta-feira (09) a vida longeva de Aida Gemaque Mendes, de 110 anos, a ‘Vovó Iaiá’, como era conhecida a senhorinha de cabelos brancos e sorriso fácil, detentora de recorde no Guinness Book (livro dos recordes) por ter saltado de paraquedas, aos 100 anos.

Segundo parentes de Aida Mendes, há cerca de duas semanas ela sofreu um acidente doméstico e foi internada no Hospital de Emergências de Macapá. Ela quebrou o fêmur e tinha suspeita de fratura na região da bacia. Apesar de toda energia que carregava com ela [marca registrada] Vovó Iaiá acabou falecendo por volta de 10h. Ainda não existe informação sobre o velório.

 

Iaiá se tornou reconhecida internacionalmente após quebrar o recorde de Encarnação Olivas, que, aos 82 anos, saltou de paraquedas [em 1992] no aeroporto de Marília (SP).

Em dezembro de 2009, quando ela realizou o salto, Vovó Iaiá conversou com o repórter Elden Carlos, no aeroporto internacional de Macapá, enquanto recebia instruções de voo, e revelou que a ideia de saltar de paraquedas surgiu durante uma conversa com seu neto, Josivaldo dos Santos.

“Ele me perguntou se eu tinha coragem de saltar de um avião e respondi que topava. Com fé em Deus e com muita coragem eu vou encarar o desafio” disse Iaiá.

A vovozinha, que nasceu na região interiorana do município de Chaves (PA), e que desde seus primeiros anos trabalhou na roça e no riscado da seringueira para extrair o leite que se transforma em látex, veio para o Amapá há mais de cinquenta anos.

Como ela mesma disse em sã consciência, “não vou ficar para pedra e, portanto, vou me agarrar as coisas que dão prazer e que fazem sentido a vida. Quero sentir o vento bater no meu rosto. Olhar lá de cima a cidade, as pessoas, sentir o que os pássaros sentem, essa sensação de liberdade” resumiu ela em poucas palavras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade