Esportes

Abertas inscrições para curso de arbitragem e clínica de wrestling

Ação é parceria do GEA e Confederação Brasileira de Wrestling; matrículas seguem até 5 de abril


 

O Governo do Amapá, em parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling, abriu inscrições para os cursos de arbitragem e clínica de wrestling em Macapá. A iniciativa visa promover formação de novos profissionais e disseminar conhecimento sobre a modalidade esportiva no estado. As matrículas devem ser feitas através do portal da gestão estadual.

 

Os interessados devem se matricular até 5 de abril, de forma on-line. Wrestling (luta livre) é uma arte marcial que utiliza técnicas de arremessos e agarramentos para manter uma posição superior ao adversário.

 

Os dois cursos são destinados a professores de educação física, além de técnicos e atletas da modalidade com idade igual ou superior a 18 anos. Coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, a Sedel, os cursos são ministrados por profissionais da Confederação Brasileira de Wrestling, em parceria com a Federação Amapaense do Desporto Escolar e da Academia de Formação Integrada e Aperfeiçoamento.

 

“Os cursos abordarão temas essenciais para a atuação de árbitros em competições de wrestling, como as regras do esporte, conduta ética, procedimentos de arbitragem e aspectos técnicos. Acreditamos que a disseminação do conhecimento sobre o wrestling é fundamental para o crescimento e a valorização do esporte em nosso estado”, destacou o secretário do desporto e lazer, Rudney Nunes.

 

Flavio Cabral, presidente da CBW, celebrou a parceria: “Estamos bem contentes, a secretaria estadual e a confederação local têm realizado grandes movimentos no wrestling, principalmente na categoria de base. Por isso estamos fomentando a formação de árbitros e atletas”, declarou.

 

O treinador iraniano, Morteza Alizadeh, com vasta experiência no wrestling escolar, comanda um seminário para treinadores. Já os árbitros Karoline Santana, eleita duas vezes árbitra destacada em Pans, e Marco Dantas, indicado o melhor árbitro de 2023 da CBW, vão comandar o curso de arbitragem.

 

As aulas de arbitragem de wrestling acontecerão de 12 a 14 de abril, das 9h30 às 11h30, e das 14h30 às 17h30, na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento, localizada na Rua 3 do bairro Marabaixo 2. As oficinas de clínica prática de wrestling ocorrerão de 14 a 21 do presente mês, das 14h30 às 17h30, também na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento.

 

A CBW é a Confederação Brasileira de Wrestling, entidade responsável pelo wrestling nacional em seus estilos greco-romano, livre masculino e livre feminino. Além de gerir também o beach wrestling, ou wrestling de praia, esporte não-olímpico.

 

Atualmente, a CBW é presidida por Flavio Cabral Neves. O principal objetivo da entidade é tornar o esporte nacional uma referência, fortalecendo suas federações afiliadas e investindo nas categorias de base para propagação da modalidade. A CBW é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil, United World Wrestling e United World Wrestling Américas, e conta com apoio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Estácio e Comitê Brasileiro de Clubes.

 


Deixe seu comentário


Publicidade