Atletas amapaenses irão disputar Campeonato Brasileiro de Judô, na Bahia
Os judocas representarão o estado no campeonato nacional de Judô Sub-21, nos dias 10 e 11 de agosto
Com o apoio do Governo do Estado, atletas amapaenses disputarão o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21, na Bahia, nos dias 10 e 11 de agosto. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da atual gestão, que busca apoiar práticas esportivas para promover a transformação social e revelar novos talentos.
O torneio, que vale pontos para o ranking nacional do esporte, foi organizado pela Confederação Brasileira de Judô e contará com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal. As passagens dos lutadores foram cedidas pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).
O estudante, Keven Gomes, de 17 anos, irá disputar na categoria até 60 kg e pratica judô há uma década. Ele conta que, desde criança, é apaixonado pelo esporte e vê o Campeonato Brasileiro como uma oportunidade de alcançar objetivos maiores.
“O Campeonato Brasileiro é uma das melhores e mais disputadas competições que existem, e sempre foi um desejo meu poder participar. Minhas expectativas são as melhores. Desde o começo do ano, venho batalhando e treinando para chegar lá e buscar o melhor resultado possível”, disse Gomes, confiante.
Entre os competidores, está Chrysia Batista, de 19 anos, que conheceu o judô por meio do irmão e irá representar o estado pela primeira vez na competição.
“Estamos muito motivados para essa competição. Sabemos que será um grande desafio, mas estamos preparados e confiantes de que podemos trazer coisas boas para o Amapá. O apoio que recebemos faz toda a diferença e nos dá mais segurança para focar no nosso desempenho”, destacou Chrysia.
A comitiva amapaense embarca para a Bahia no dia 9 de agosto, e está confiante em trazer bons resultados para casa.
“Esse apoio é fundamental para que nossos atletas possam competir em igualdade de condições com judocas de outros estados e representar bem o Amapá. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do esporte em todas as suas modalidades, e o judô é uma área em que vemos grande potencial”, afirmou a secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.
Judô
O judô é uma arte marcial japonesa praticada como esporte de combate desde 1882. Sua primeira participação nas Olimpíadas foi em 1964, em Tóquio. Contudo, o judô foi oficialmente incluído no programa olímpico somente em 1972.
Essa modalidade de defesa pessoal tem como objetivos melhorar a coordenação motora, a concentração, o físico, a autoconfiança, o espírito e a mente.
Deixe seu comentário
Publicidade