Atletas de ‘Pump Foil’ utilizam Piscina Olímpica para prática pioneira
Modalidade inovadora coloca o estado como referência nacional no esporte, que utiliza apenas a força do corpo para impulsionar a prancha em ‘voo’

Desde novembro de 2024, um pequeno grupo de atletas ligados à Associação de Velejadores do Estado do Amapá (Avap) treina a modalidade Pump Foil, considerada uma inovação no cenário esportivo mundial. Os primeiros treinos foram realizados em lagos, mas com o apoio do Governo do Amapá, os praticantes passaram a utilizar a Piscina Olímpica do estado, em Macapá, que tem acelerado significativamente o processo de aprendizagem e evolução técnica.
O Pump Foil é uma modalidade recente no Brasil e no mundo. O esporte consiste no “voo” do atleta sobre a água, impulsionando uma prancha com hidrofólio por meio de movimentos coordenados do próprio corpo, sem a necessidade de vento ou ondas. A velocidade alcançada varia de 18 a 22 km/h, exigindo técnica, resistência e equilíbrio.
Pioneiro da prática no Amapá, o recordista de Kitesurf Eliton Franco destaca que a experiência é única e proporciona o movimento de todo o corpo. “Imagine a sensação de liberdade ao voar sobre a água, usando apenas o seu corpo como propulsão. É um conjunto de sensações incríveis e desafiadoras”, define o atleta.
Os treinos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 14h às 15h, e às sextas-feiras, das 8h às 10h. O espaço, gerenciado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem sido fundamental para o desenvolvimento da modalidade.
Deixe seu comentário
Publicidade