Esportes

Atuação do São José na Copa São Paulo de Futebol Junior é anal

No último sábado a equipe do São José (AP) jogou a última partida pela edição 2015 da Copa São Paulo de Futebol Júnior



 

No último sábado a equipe do São José (AP) jogou a última partida pela edição 2015 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, quando perdeu pelo placar de 3 a 2 para o time RB Brasil e foi desclassificado na última posição do grupo M, com três derrotas, 15 gols sofridos e apenas 2 marcados. Técnicos de clubes amapaenses analisam a participação do Tricolor do Laguinho no principal campeonato de base do Brasil.

Apenas oito amapaenses participaram do grupo que competiu em Paulínia, no interior de São Paulo. Os outros jogadores do elenco eram da capital paulista, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e outros estados.Para Minga, técnico do time principal do Santos (AP) e que já disputou a Copa São Paulo de utebol Júnior duas vezes, sendo a última com a equipe Oratório, faltou treino e entrosamento para que a equipe amapaense tivesse chance de ter ido mais longe no torneio.

“Houve muitos jogadores de culturas diferentes, jeitos diferentes, apenas oito amapaenses foram para São Paulo e apesar de terem ido para Minas Gerais ainda em 2014, faltou entrosamento e muito mais treino para que a equipe se entendesse”, disse Minga.Já para Sandro Macapá, técnico da equipe sub-20 do Trem Desportivo Clube, este é o reflexo da base do futebol amapaense, em que não há uma preparação adequada para os jovens jogadores do estado que são colocados em campo de qualquer maneira: “No Amapá poucos times trabalham com os garotos da base e quando há competição sub-20, os times são formados às vésperas dos jogos. Acredito que foi assim com o São José, os jogadores foram jogados ‘na jaula do leão’ e o resultado foi esse que todos nós sabemos”.Outro técnico que também analisa o desempenho do ‘Tricolor do Laguinho’ e o futebol de base no Amapá foi Ovídio Neto, que em 2014 treinou a equipe do Esporte Clube Macapá.

Ele lamentou o desempenho ruim do São José-AP e disse que enquanto não mudar o modo de treinar no Amapá, o estado continuará com resultados ruins: “Acredito que no Amapá nós temos uma ‘pelada organizada’, enquanto em outros estados os garotos treinam desde os cinco anos de idade no clube e estes jogadores têm um cuidado especial com alimentação e estrutura. Já em Macapá montamos os times em cima das competições sem muitas preocupações e este método dá o resultado em campo com goleadas sobre os nossos times. Temos que mudar”.

Segundo Rômulo Simões, presidente do São José-AP, essa foi a melhor equipe de base que o clube formou nos últimos anos e ressalta que nem tudo foi perdido, pois há interesse de grandes clubes brasileiros em jogadores amapaenses: “A equipe estava muito boa, infelizmente na estreia pegamos os donos da casa e o ‘apito amigo’ foi contra o Tricolor. Nem tudo foi ruim, pois clubes como Coritiba, Internacional e Guarani se interessaram pelos nossos jogadores, e esses atletas farão parte da equipe que disputará o Amapazão”.A vaga para disputar a Copa SP de Futebol Júnior 2015 ficou para o São José após sorteio da Federação Amapaense de Futebol (FAF), já que em 2014 não houve campeonato sub-20 no Amapá. Este ano as coisas mudaram e a competição está prevista para acontecer em fevereiro.


Deixe seu comentário


Publicidade