Esportes

Brasileiros são destaques na 5ª edição da Corrida França-Brasil

A prova reuniu cerca de 2 mil competidores de diversos municípios do Amapá e da Guiana Francesa.


 

Com cerca de 2 mil participantes, a 5ª Corrida França-Brasil reuniu, neste sábado (14) competidores profissionais e amadores dos dois países nos municípios de Oiapoque, no Amapá, e São Jorge, na Guinana Francesa, na Ponte Binacional.

Este ano a coordenação do evento em parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). A competição apresentou dois percursos, um de 6 KM e outro com 21 KM, considerado meia maratona. Nas duas provas os brasileiros dominaram e venceram as duas corridas.

O governador Clécio Luís participou da programação esportiva e antes de iniciar a prova, aproveitou para reforçar a integração entre os povos do Amapá e da Guiana nessa cooperação internacional.

“É a primeira vez que eu participo da corrida. Viemos prestigiar e sinalizar que queremos, cada vez mais, estreitar laços com o lado francês, em diversas áreas, incluindo o esporte. O evento está lindo, com a participação de atletas de todo o estado, além dos que vieram da Europa”, destacou Clécio Luís.

O organizador do lado brasileiro da Corrida França-Brasil, Charles Corrêa, falou do número recorde de participantes. “Estamos muito felizes com essa união. É um novo Governo, que marca essa integração que é fundamental para a fronteira. Que venha a edição de 2024”, disse, empolgado.

O destaque ficou para o campeão da meia maratona (21km), José Maria de Almeida, que obteve uma distância de mais de um quilômetro para o segundo lugar, e um tempo de 1h08 minutos. Essa foi a terceira vez que participou da competição.

“Todo o nosso esforço foi recompensado. Participei recente de outra corrida em Kourou e fiquei em oitavo, já foi uma preparação. Eu treino entre 80 a 120 quilômetros por semana e sempre mantendo um trabalho com dieta e dedicação ao esporte. Tô feliz em conquistar essa prova”, destacou o maratonista profissional, José Maria.

Já na competição de 6km o show brasileiro foi ainda maior e os quatro primeiros lugares foram do Brasil, com título para o com o cabo do Exército Brasileiro (EB), Aldair da Silva, que alterna treino e o serviço militar.

“Estou no esporte a apenas um ano e meio e é muito gratificante vencer uma corrida nesse nível. Para mim é um momento ímpar ainda mais para nós que conciliamos trabalho diário com treino de atletismo”, enfatizou Aldair.

A competição também reúne participantes amadores de ambos os lados e neste caso, as guianenses, Florence Mayade e Suzie Maria, professoras de educação física em Cayenne, capital da Guiana Francesa.

“Excelente organização do evento e certamente revoltaremos para esta corrida, que nos preparamos muito e valeu muito a dedicação”, destacou a professora Mayade.

A corrida de rua reuniu oficialmente 1,1 mil atletas, sendo 550 brasileiros e 550 guianenses; além de cerca 900 competidores que correm sem inscrições, na chamada “pipoca”. A prova distribuiu R$ 20 mil em prêmios nos naipes masculino e feminino.

Confira os campeões da 5ª Corrida França-Brasil:

Masculino – 6 KM

1º Aldair da Silva do Nascimento (BRA)
2º Daniel Vasconcelos dos Santos (BRA)
3º Nairon Sousa de Almeida (BRA)

Feminino – 6 KM

1º Hoarau Clarisse (GUI)
2º Franciara Feitosa Barbos (BRA)
3º Piquemal Lil (GUI)

Masculino – 21 KM

1º José Maria Arruda de Almeida (BRA)
2º William Frank das Neves Maciel (BRA)
3º Blaud Remi (GUI)

Feminino – 21 KM

1º Maiara Maciel da Silva (BRA)
2º Wellen Nonara Souza da Silva (BRA)
3º Sourzat Lucie (GUI)


Deixe seu comentário


Publicidade