Esportes

Campeão sulamericano mirim de jiu jitsu é macapaense

Estudante da rede municipal de ensino



 

Tão pequeno e tão talentoso. Aos cinco anos de idade, Milton Tayson Castro Gonçalves se sagrou campeão na modalidade mirim do Campeonato Sulamericano de Jiu-Jitsu Esportivo, ocorrido em Belém, no período de 19 a 21 de junho. Ele é aluno do 2º período da Escola Municipal de Educação Infantil Janice Palmerim, no distrito de Fazendinha, e trouxe para o Amapá mais uma medalha de ouro.

O lutador mirim já conquistou outros títulos. É campeão da Copa Kids, do Norte Brasileiro e, agora, do Sulamericano. A paixão por essa arte marcial começou quando ele tinha pouco mais de três anos, influenciado pelo pai, que também treina a modalidade. “Sou suspeito para falar, mas meu filho é um fenômeno, eu e a mãe dele não medimos esforços para mantê-lo no treino, com muito custo, mas é o que ele gosta. Vivo dois papeis: de treinador, que se impressiona a cada superação dele; e o de pai, cheio de orgulho quando os mestres o elogiam. Ele é o melhor da turma, o mais dedicado, e na escola também é assim”, conta José Gonçalves.

Tayson foi apresentado ao jiu-jitsu aos três anos e meio. Aos quatro começou a competir, tendo participado de cinco competições. Ele ainda se expressa com poucas palavras, mas ao ser perguntado sobre o que mais gosta no jiu-jítsu, fala rápido: “Treinar e ganhar”. Com essa garra, os treinos agora continuam, e com foco no mundial, que acontecerá no mês de julho, em São Paulo. Como medalhista no Sul-Americano, Milton Tayson já está credenciado a participar no mundial, mas o pai não sabe se haverá essa chance. “As passagens são caras, não temos recursos. O jiu-jítsu no Amapá ainda caminha muito sem apoio. Vou correr atrás para conseguir, mas é difícil”.

O Campeonato Sulamericano de Jiu-Jitsu Esportivo foi realizado no ginásio da Universidade Estadual do Pará (Uepa). O evento teve participação de dois mil atletas, incluindo delegações do Amazonas, Amapá, Peru, Guiana Francesa, Argentina, além do Pará, como sede da disputa.


Deixe seu comentário


Publicidade