Esportes

Equipe amapaense de futebol de amputados busca vaga na Copa do Brasil 2023

Amapá Futebol de Amputados vai jogar contra o ACEAB Belém no dia 09 de julho, na capital paraense, pela Copa Norte Nordeste


 

O futebol de amputados vem ganhando uma maior visibilidade após o polonês amputado Marcin Oleksy conquistar o Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada 2022. A equipe Amapá Futebol de Amputados representa o estado em competições nacionais e se prepara para conquistar uma vaga na Copa do Brasil de Futebol de Amputados.

 

O presidente do Amapá Futebol de Amputados, Wilton Barros, explica que as expectativas da equipe são as melhores. “Estamos na fase de treinamento com nossos novos atletas e esse vai ser um passo importante do Amapá. Vamos jogar com um time do Pará e tentar uma vaga na Copa do Brasil”, disse.

 

A equipe amapaense vai jogar contra o ACEAB Belém no dia 09 de julho, na capital paraense, pela Copa Norte Nordeste. O Amapá possui 20 atletas, sendo três com amputação superior e 17 com inferior. Os treinos acontecem em uma arena no centro de Macapá, todos os sábados, às 19h.

 

 

Sobre a modalidade

O esporte surgiu na década de 80 e teve o primeiro torneio internacional realizado em Seattle (Estados Unidos), há 38 anos. Em cada lado, são sete jogadores com amputações ou má formação nos membros inferiores ou superiores (goleiros). As partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos.

 

 

A modalidade conta com poucas regras diferentes das praticadas por campeonatos de futebol society. As únicas regras que diferenciam a categoria do futebol de pessoas sem deficiência são:

  • Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60m X 38m.
  • Cada equipe tem sete jogadores: O goleiro é amputado ou deficiente de um dos braços e os atletas de linha são amputados ou deficientes de uma das pernas.
  • Os atletas não podem tocar na bola de forma intencional com a perna ou braço amputado
  • As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos.
  • Os técnicos podem pedir um tempo de um minuto para orientar seus atletas a cada etapa da partida.
  • A muleta não pode tocar na bola de forma intencional.
  • O tiro de meta não pode ultrapassar o meio campo
  • O goleiro não pode sair da área, se sair, por qualquer motivo (com a bola rolando) ele receberá a advertência com cartão amarelo.
  • O lateral é cobrado com o pé.
  • Não há limite para substituições e os jogadores substituídos podem voltar ao jogo sem necessidade de parar o tempo, com a exceção do goleiro, que precisa que o cronômetro seja parado para ser substituído.

 


Deixe seu comentário


Publicidade