Esportes

Estreia do amapaense Rafael Estevam no UFC está marcada para o dia 6 de maio

Atleta luta contra o cazaque Zhalgas Zhumagulov, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.


Lana Caroline
Editora de Esportes

No próximo sábado (06) o lutador do Amapá, Rafael Estevam, de 26 anos, vai fazer sua primeira luta pelo UFC 288 contra o cazaque Zhalgas Zhumagulov, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O amapaense é recém contratado da organização após seu bom desempenho no Contender Series, em setembro de 2022.

 

Segundo o amapaense, o oponente já era esperado, mas está se preparando pra dar prosseguimento a sua invencibilidade. “É um oponente bem a altura e vai ser uma luta boa. Ele vem de uma derrota, mas ele tem bem rodagem no UFC com sete lutas. É um cara bem experimentado. To bem preparado fisicamente e mentalmente. Preciso apenas ajustar algumas coisas e estarei pronto para a batalha”, disse em entrevista concedida ao Diário do Amapá.

O amapaense explica que além dos treinamentos para essa grande estreia, o psicológico conta muito nesse momento. “Eu acho primordial para ter um bom desempenho. Essa atmosfera de viver em hotel, perder peso, se concentrar, não tentar pensar em muitas coisas que não te agregam em nada e ficar isolado, em concentração, tem que ser bem trabalhado na mente do atleta”, explicou.

Rafael Estevam possui um cartel de 11 vitórias, nenhuma derrota e nenhum empate, chegando ao confronto de forma invicta. Além da invencibilidade, ele possui os títulos do Shotoo Brasil e Fatality Arena. Seu adversário, Zhalgas Zhumagulov, possui 14 vitórias e vem de três derrotas seguidas, somando oito.

A luta de Rafael e Zhumagulov será a terceira do card, tendo como principal o confronto entre Aljamain Serling e Henry Cejudo. A disputa será transmitida pelo UFC Fight Pass a partir das 18h, horário do Brasil.

Sobre a carreira

Rafael Ramos Estevam, de 26 anos, é o sexto amapaense a passar pelo Utimate Fight Combate (UFC), mas para chegar a esse nível teve que passar por muitas coisas e uma delas foi sair de Macapá muito novo, com 16 anos, e ir para o Rio de Janeiro e se consolidar no mundo da luta.

“Meu pai sempre me incentivou a fazer esporte. Quando comecei a lutar me incentivaram e quando vim para o Rio foi um choque para meus pais, pois eu tinha só 16 anos. Acho que eles fizeram a escolha certa e está dando tudo certo hoje”, disse.

Quando Rafael chegou ao Rio foi treinar jiu-jitsu na Academia Nova União, local em que grandes nomes como José Aldo e Renan Barão treinam. Segundo ele, o treinador Dedé Pederneiras viu o potencial que tinha e resolveu investir.

“Comecei a treinar lá e depois de um ano o Dedé viu que eu me destaquei e me deu uma bolsa e disse apenas para eu treinar. Passei por várias dificuldades e isso me fortaleceu e sou grato por tudo na minha vida e pelo que to vivendo, pois é fruto da minha dedicação. Tive muito mérito, pois as pessoas me ajudaram e junto a minha força de vontade e persistência”, falou.

Chegar ao UFC não foi fácil, mas é algo que muitos sonham. Estevam explica que, para conseguir o contrato, após participar do Contender Series, em setembro de 2022, teve que demonstrar seu valor.

“Fui campeão do Shooto Brasil, que é o maior evento de lutas da América Latina, fui campeão do Fatality Arena e isso pra um atleta conta muito. Venho mostrando meu potencial, minha garra e minha vontade de vencer como qualquer pessoa normal. Você tem que convencer de que é o melhor”, disse.

“Você se dedicar a vida toda e saber que pode chegar em qualquer lugar, é mágico e maravilhoso. É preciso acreditar, ter força de vontade e persistir. Acho que a palavra chave é persistir, ter disciplina que qualquer um pode chegar aos seus objetivos. Quando eu comecei na luta, nunca imaginei que chegaria no UFC, mas fui plantando uma semente na minha cabeça de que se qualquer um chega, por que eu também não posso? Apenas siga o caminho. Pode ser que encontre percalços no meio, mas não desista”, encerrou o atleta, como forma de encorajar as pessoas que estão iniciando no mundo da luta.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade