Esportes

Federação Amapaense de Futebol pretende manter o Amapazão 2022

Em nota oficial, a entidade e os demais clubes preferem manter a competição por respeito ao investimento e as torcidas. No dia 03 de maio está marcado o julgamento da ação que vai decidir a inclusão do Ypiranga no Amapazão deste ano.


Lana Caroline
Da Redação

 

A Federação Amapaense de Futebol (FAF) emitiu uma nota oficial, na tarde desta sexta-feira (29), dando seu posicionamento sobre o pedido de retorno do Ypiranga ao Campeonato Amapaense de Futebol 2022 (Amapazão).

Segundo a nota, a entidade e os demais clubes, que compõem o certame, preferem manter a competição, tendo em vista que todo o calendário de jogos e a tabela tiveram que ser realinhados e que as inconsistências dos clubes não devem atrapalhar a disputa.

“O Departamento Jurídico da FAF deu prosseguimento no desligamento do clube, comunicou o Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá e reconstruiu a tabela de jogos, reconfigurando a expectativa do público e dos demais clubes. Além disso, a Federação reuniu com os clubes Trem, Santana, Independente, Macapá, Oratório, Santos/AP e São Paulo/AP, e o entendimento coletivo é que o Campeonato Amapaense precisa ser conduzido com seriedade que lhe é cabível. As possíveis inconsistências dos clubes não devem atrapalhar a realização da disputa, por respeito ao investimento realizado no esporte e as torcidas”, diz trecho da nota.

No dia 18 de abril, o Ypiranga Clube entrou com um pedido de desistência do campeonato, alegando dívidas provenientes de processos civis e trabalhistas da gestão passada. Um dia após a desistência, o clube até tentou reverter a solicitação, mas a Federação Amapaense de Futebol (FAF) já havia encaminhado à assessoria jurídica da instituição o protocolo de desistência do clube, tornando assim impossível a revogação do pedido.

“Após as providências tomadas, o Ypiranga Clube pediu para retornar ao campeonato, em uma tentativa de conturbar o processo, sinalizando desordem em suas decisões internas. O Departamento Jurídico da FAF, com apoio dos clubes profissionais confirmados no campeonato, já está em tratativas jurídicas para manter a tabela de jogos e o número de participantes como está, sem mudanças”, explica a Federação, na nota.

No dia 28 de abril, o presidente do Tribunal de Justiça Desportista (TJD), Arthur Lobo, intimou a Federação e todos os outros clubes participantes da competição informando a suspensão do campeonato a partir do jogo do dia 05 de maio, entre Macapá e Trem, porém os jogos entre São Paulo/AP e Santos/AP (30/04) e Oratório e Independente/AP (03/05) estarão mantidos.

No dia 03 de maio está marcado o julgamento da ação que vai definir o destino do Ypiranga Clube, se vai ser incluso ou não no campeonato.


Deixe seu comentário


Publicidade