Esportes

Fifa retira direito de Indonésia sediar Mundial Sub-20 após protestos anti-Israel

País de maioria muçulmana não tem relações diplomáticas com Israel e apoia a causa palestina


A Fifa, entidade reguladora do futebol mundial, retirou da Indonésia o direito de sediar a Copa do Mundo Masculina Sub-20 no final deste ano, depois que um dirigente indonésio se opôs à participação de Israel.

 

“A Fifa decidiu, devido às circunstâncias atuais, eliminar a Indonésia como sede da Copa do Mundo Sub-20 2023”, disse a organização em um comunicado, sem fornecer mais esclarecimentos. “Um novo anfitrião será anunciado o mais rápido possível e as datas do torneio permanecem inalteradas”.

 

O comunicado disse que sanções contra a Associação de Futebol da Indonésia (PSSI) também são possíveis.

 

Um total de 24 times iriam jogar no torneio juvenil em seis cidades indonésias de 20 de maio a 11 de junho. Israel se classificou para o torneio pela primeira vez este ano.

 

Arya Sinulingga, membro do comitê executivo do PSSI, disse que a decisão da Fifa se deve à recusa de um líder regional indonésio em sediar jogos se Israel participasse.

 

Wayan Koster, governador da ilha turística de Bali, enviou uma carta ao Ministério do Esporte da Indonésia solicitando que Israel seja proibido de competir na província, disse Arya.

 

O sorteio oficial do torneio estava marcado para esta semana em Bali, mas foi cancelado.

 

O futebol é muito popular na Indonésia, mas a violência e a má administração atormentam suas ligas há décadas. O país ainda está se recuperando de um dos desastres de estádios mais mortíferos do mundo, no qual pelo menos 135 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas no Estádio Kanjuruhan em Malang, East Java, em outubro do ano passado.

 

Conquistar os direitos de sediar a Copa do Mundo Sub-20 foi um passo significativo para o futebol indonésio e perder o torneio ameaça prejudicar a reputação do país no esporte.

 

Fonte: CNN

 


Deixe seu comentário


Publicidade